Papo de Mãe

Problemas Cardíacos

pmadmin Publicado em 24/05/2010, às 00h00 - Atualizado às 19h59

24 de maio de 2010


Oi gente!O assunto do PAPO DE MÃE deste último domingo foi filhos com problemas cardíacos, e é sobre isto que vamos falar aqui no blog no decorrer da semana…A cada mil crianças, em média cinco têm problemas cardíacos. A maior parte é de origem congênita, mas existem problemas que podem ser adquiridos após o nascimento.Crianças obesas, por exemplo, antes mesmo dos 5 anos, já podem apresentar sinais de que terão problemas cardíacos no futuro, diz um estudo americando realizado pela Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte.De acordo com a pesquisa, a maioria dos obesos apresentava níveis elevados de um marcador de atividade inflamatória – conhecido como proteína c-reativa (PCR) – que pode antever o surgimento de uma doença cardíaca. Entre os obesos com idades entre 3 e 5 anos, o índice de PCR era substancialmente maior quando comparado ao de crianças consideradas dentro do peso.Infelizmente, o número de crianças portadoras de cardiopatias vem crescendo a cada ano. Em São Paulo, por exemplo, o Hospital do Coração, que atende uma média de 30 crianças por mês, registrou um aumento de 30% nos atendimentos entre os anos 2008 e 2009.

No programa deste domingo, contamos com a presença de convidados muito especiais. Além das super mamães e seus filhos – todos muito guerreiros, diga-se de passagem – contamos com a presença do Dr. Edmar Atik, cardiologista pediátrico do INCOR, da administradora Patrícia Drumond, fundadora da ONG Pequenos Corações (http://www.pequenoscoracoes.com/) e mãe de um cardiopata, da psicóloga Andréa Nunes da ACTC e da assistente social Kelly Regina Banin, também da ACTC.

Para quem não conhece, a Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração (ACTC) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é prestar atendimento multidisciplinar às crianças e adolescentes portadores de doenças cardíacas, encaminhadas pelo Instituto do Coração-InCor (HC-FMUSP), bem como a seus familiares, proporcionando hospedagem, alimentação, apoio social, psicológico e pedagógico. O serviço é totalmente gratuito e a entidade é mantida graças à contribuição de pessoas físicas e jurídicas. Para maiores informações, acessem http://www.actc.org.br/ ou pelo fone (11) 3088-7454.

Outras capitais também contam com serviços de apoio a cardiopatas. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Projeto Pró-criança Cardíaca deve finalmente ganhar um hospital. Desde 1996, o projeto atendeu de graça 15 mil crianças com problemas cardíacos e realizou mais de oitocentas cirurgias. Para maiores informações, consultem o site http://www.procrianca.org.br/.
E para quem não tem condições de chegar aos grandes centros para tratamento, o PAPO DE MÃE tem a dica: O TFD (Tratamento Fora de Domicílio) é um benefício definido por portaria do governo federal e concede ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) o direito de requisitar, junto a prefeituras ou secretarias estaduais de saúde, auxílio financeiro para tratamento de saúde em locais distantes do seu domicílio. Interessados devem procurar mais informações junto ao Conselho Municipal de Saúde de seu município. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone do Ministério da Saúde: 0800 61 1997 ou pelo site: http://www.saude.gov.br/.Por hoje é isto, pessoal. Esperamos que tenham gostado do programa! Um grande beijo a todos, acompanhem as postagens do blog durante a semana e não esqueçam: DOEM ÓRGÃOS!!! Este gesto pode salvar muitas vidas…—DICA DE HOJE: Lançamento do livro: “O CARDEAL E O REPÓRTER”
histórias que fazem História
de Ricardo Carvalho

Dia 25 de maio, terça-feira
das 18h30 às 21h30
Livraria Cultura – Conj. Nacional
São Paulo/SPDe 1977 a 1984, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e o repórter Ricardo Carvalho foram descobrindo fatos que viraram reportagens. Reportagens que se transformaram em marcos de resistência durante a ditadura militar. Neste livro, Ricardo narra os bastidores destas reportagens. As emoções, ameaças, medos e esta incrível sensação de se sentir protagonista involuntário de tanta coisa importante.