Papo de Mãe

PAPO DE TIA – A relação entre tios e sobrinhos

pmadmin Publicado em 19/09/2011, às 00h00 - Atualizado em 03/10/2014, às 19h52

Imagem PAPO DE TIA – A relação entre tios e sobrinhos
19 de setembro de 2011


No Brasil, cada vez mais casais estão optando por não ter filhos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE mostram que, de 1998 a 2008, a proporção de casais sem filhos cresceu de 13,3% para 16,7%.

Pelo mundo, a gente percebe que a tendência é a mesma. Na Alemanha, segundo o Instituto Nacional de Estudos Demográficos, um terço das mulheres com ensino superior renunciam à maternidade e, no total, uma alemã em cada cinco nunca terá um filho. E no Reino Unido, o número de mulheres sem filhos duplicou em 20 anos. De acordo com um estudo publicado pelo The Guardian, apenas 36% de mulheres preferem ser mães a trabalhar.

Pois é, e o que a gente sabe é que muitas mulheres não tem filhos por opção mesmo. Muitas delas estão completamente realizadas no papel de tias. E como mamães e papais têm trabalhado muito hoje em dia, nada melhor do que ter uma tia por perto na hora do sufoco.

Para a psicóloga brasileira Luci Helena Baraldo Mansur, autora do livro “sem filhos: a mulher singular no plural” essa tendência de não ter filhos aparece principalmente nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, por exemplo, já existem organizações que oferecem apoio e informação para as pessoas sem filhos. Uma delas, o clube social sem fins lucrativos canadense No Kidding, tem filiais espalhadas pelo mundo que promovem atividades sociais como festas e caminhadas para casais e solteiros sem crianças.

Já a americana Melanie Notkin, por exemplo, fundou o site “Savvy Auntie” (Titia experiente), que traz dicas para mulheres que, sem filhos, amam crianças e fazem o papel de tias e madrinhas dedicadas e carinhosas. O endereço para quem quiser conhecer o site é o www.savvyauntie.com.

Dica: Papo de Mãe – Papo de Tia




Tios / Padrinhos