Papo de Mãe

Superdotados é nosso tema neste domingo!

pmadmin Publicado em 02/12/2011, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h39

Imagem Superdotados é nosso tema neste domingo!
2 de dezembro de 2011


Você sabe o que faz  uma criança ser considerada superdotada?  De regra considera-se superdotado uma pessoa que possui uma inteligência acima da média. Mas e qual seria a maneira correta de medir a inteligência? Será que um teste de QI é suficiente? Para muitos pesquisadores a avaliação da superdotação vai muito além. Segundo dados do Ministério da Educação, o número de alunos superdotados registrados quintuplicou nos últimos 5 anos. Contudo, estes estudantes representam apenas 0,01% do total de alunos matriculados em escolas regulares, o que faz com que muitas famílias e escolas não estejam preparadas para lidar com estes jovens.

Um estudo brasileiro realizado em 2002, concluiu que para a maioria dos professores é difícil identificar corretamente os alunos com altas habilidades. Além disso, faltam recursos para estimular o desenvolvimento desses estudantes. Mas será que a identificação de um superdotado seria papel do professor ou é mais uma questão médica? Neste caso, o ideal não seria unir educação e saúde?

Para responder estas e outras questões o Papo de Mãe conta com convidados muito especiais, entre eles a psicóloga Christina Mena Barreto, o psiquiatra Dr. Victor Bigelli de Carvalho e o neuropediatra Dr. Paulo Breinis. Durante o programa, você confere ainda reportagem especial de Débora Emílio e um papo pelas ruas com Pedrinho Tonelada. Após o programa, converse com a gente pelo chat no blog até às 21 horas. Durante a semana, acompanhe as nossas postagens sobre o tema. Siga o programa pelas redes sociais: Twitter (@papodemae) e Facebook (Programa Papo de Mãe II). Assine o nosso Feed para receber as nossas atualizações e/ou torne-se seguidor do nosso blog. Participe do nosso programa! Se você não mora em São Paulo/SP, mas mesmo assim deseja participar, mande seu depoimento. Entre em contato conosco pelo [email protected] que a gente explica direitinho como fazer.

Papo de Mãe é um programa imperdível para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço. Neste domingo, 04/12, às 7 da noite, na Tv Brasil.





Diversos