Papo de Mãe

HORA CERTA DE COMEÇAR A TRABALHAR: DICA DE LEITURA

pmadmin Publicado em 23/10/2012, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h29

Imagem HORA CERTA DE COMEÇAR A TRABALHAR: DICA DE LEITURA
23 de outubro de 2012


Escolha Certa Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã

de Maurício Sampaio



O número de cursos à disposição dos alunos que terminam o Ensino Médio vem crescendo de forma exponencial. Meia década atrás, eles já ultrapassavam os 21 mil. Somado a isso, o mercado de trabalho, em eterno movimento e cada vez mais carente de mão de obra, acaba por gerar uma demanda por profissionais especializados, cuja formação específica tem de ser trabalhada desde o Ensino Superior. Para o aluno pré-vestibulando – ou mesmo para o jovem universitário que pensa em mudar de área -, esse cenário de múltiplas escolhas traz impressões conflitantes. Por um lado, a pluralidade dá ao candidato a confiança de que vai encontrar algo que lhe pareça adequado. Por outro lado, tantos cursos oferecidos também dificultam no momento de reconhecer qual seria, afinal, a melhor carreira a seguir. Pensando nos dilemas típicos dessa fase da vida, Maurício Sampaio, especialista em orientação educacional e vocacional, lança seu livro “Escolha Certa – Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã”. O autor desenvolve temas como a descoberta da vocação, o mapeamento das áreas de interesse, a importância de delinear o perfil comportamental, como lidar com as influências externas, de que maneira administrar o tempo, entre outros. O livro traz ainda exercícios práticos, atividades de reflexão e testes vocacionais consagrados na área de coaching.

Seja o leitor um jovem que enfrenta pela primeira vez a pressão do vestibular, seja um universitário que descobriu recentemente que (quer mudar de carreira porque está na carreira equivocada), “Escolha Certa” é um guia mais do que completo, que auxilia na tomada dessa decisão tão importante e determinante para o futuro de cada um.
Sobre o autor Maurício Sampaio é empresário, educador, coach, especialista em orientação educacional e vocacional. Atual coordenador do grupo Juventude e Carreira da AAPSA – Associação Paulista dos Gestores de Pessoas, e membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional, Maurício Sampaio também é autor do projeto social Rumo Profissional, que ajuda jovens no desenvolvimento de seus projetos de vida. Participou como especialista convidado do Papo de Mãe sobre “A hora certa de começar a trabalhar”, exibido em 21.10.2012.




Diversos