Papo de Mãe

PRIMEIRO VOTO – A importância da participação do jovem na política

pmadmin Publicado em 01/10/2016, às 00h00 - Atualizado em 02/10/2016, às 10h43

Imagem PRIMEIRO VOTO – A importância da participação do jovem na política
1 de outubro de 2016


Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com convidados sobre o Primeiro Voto

Nesta eleição, milhares de jovens irão às urnas pela primeira vez. O brasileiro ganhou o direito a votar aos 16 anos em 1987. O voto facultativo aos 16 foi uma conquista do movimento estudantil da época e entrou em vigor junto com a Constituição de 1988.

Mas como será que anda o atual interesse dos jovens pela política? Qual o papel dos pais neste processo? E qual a importância de despertar na juventude uma consciência política?

Neste programa, conversamos com a Glória, mãe do Pedro (27) e do Rodrigo (16); com o Almir, pai da Amanda (24) e da Fernanda (17); e com a Ana Cristina, mãe do Norlando (12), da Beatriz (13) e da Stephanny (18).

Na casa da Glória todos na família são bastante politizados. Ela conta que a decisão de votar aos 16 anos partiu do próprio filho, o que a deixou muito orgulhosa.  No caso do Almir, foi ele quem incentivou a filha a tirar o título aos 16 anos. Para ele, que costuma manter-se bem informado, votar é coisa séria.  Já com a Ana Cristina, o caso foi diferente. Apesar da filha ser bastante atenta ao que acontece no país, ela optou por aguardar até os 18 anos para votar pela primeira vez.

Participam também os especialistas: Maria Aparecida de Aquino, historiadora da USP; Ricardo Kotscho, jornalista e comentarista político; e   Carla Themis Lagrotta Germano, juíza assessora da Presidência do TRE/SP.

Na reportagem de Letícia Bragaglia, o exemplo de uma eleitora de 87 anos, que não abre mão de votar. Tem ainda um papo pelas ruas com Fernanda De Luca.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza. Portal: www.papodemae.com.br

Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae

Twitter: www.twitter.com/papodemae Instagram: http://instagram.com/papodemaeoficial




DestaquesHomeNotíciasAdolescenteJovem