Os idosos do novo milênio: Conheça a ABRATI – Associação Brasileira de Apoio à Terceira Idade

alvaro escola

Pessoas que romperam a barreira do medo e da insegurança decidiram começar a aprender e enxergar o mundo com olhos para o futuro. Foi-se o tempo onde as pessoas se aposentavam da vida. Hoje a maioria dos vovôs e vovós se aposentam apenas de seus trabalhos corriqueiros dando espaço para atividades que estimulam o envelhecimento melhor e saudável. São cada vez mais independentes, procuram viajar e fazer coisas que nunca tiveram oportunidades.

O simples fato de essas pessoas ficarem em casa cuidando apenas dos afazeres domésticos pode causar muitas outras preocupações e, em alguns casos, levar até à depressão. A necessidade de se adaptar ao mundo atual e cada vez mais informatizado fez  Álvaro Sena Filho* buscar conhecimento sobre as necessidades da terceira idade. Com experiência vivenciada na família e com a mente voltada para necessidades tecnológicas, fundou em 2008 a ABRATI (Associação Brasileira de Apoio à Terceira Idade), atualmente atendendo mais de 220 pessoas.  Apesar do espaço físico não comportar adequadamente a quantidade de pessoas, a procura está cada vez maior.

Sem nenhuma parceria com qualquer órgão público ou privado, a ABRATI se mantém com doações das próprias pessoas beneficiadas pelas atividades oferecidas, tais como informática, inglês, curso de smartphone, português, matemática, com profissionais capacitados para atendê-los de maneira paciente e com metodologia inovadora, que visam sempre o bem estar e atualização do idoso.

Mesmo perante as dificuldades que a instituição enfrenta para manter o espaço, seu fundador não desanima e está cada vez mais otimista traçando novos projetos para um futuro próximo, visando cada vez mais melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentar sua autoestima e oferecer mais atividades e recursos.

Para mais informações e parcerias acesse: Site www.abratisp.org / FanPage www.facebook.com/abratisp

*Álvaro Sena Filho é professor e fundador da ONG ABRATI – Associação Brasileira de Apoio à Terceira Idade. Participou como especialista convidado do Papo de Mãe – Vovós Descoladas.

Dica: Papo de Mãe – Vovós Descoladas


Tags: , , ,