Autismo e teatro, uma dupla que dá certo!

Clarissa Meyer*

Estou no Papo de Mãe desde o início (o Programa já tem 5 anos!), e desde que começamos, sempre recebemos muitas sugestões de telespectadores. Entre os assuntos mais pedidos, o autismo sempre esteve presente. Em 2011, fizemos o nosso primeiro Papo de Mãe sobre Autismo. Foi um dos programas mais assistidos na época (e ainda é até hoje, pois o vídeo permanece disponível em nosso Portal e no Youtube).

 
No início deste ano, resolvemos retomar o tema, desta vez falando sobre a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo mais leve e altamente funcional. Pessoas com Asperger podem ser brilhantes em determinadas áreas (beirando até mesmo a genialidade, como é o caso do cientista Albert Einstein), mas, muitas vezes, são incompreendidas por algumas características comportamentais. 
 
Neste Papo de Mãe sobre Síndrome de Asperger, foi exibida uma reportagem exclusiva com atores do Projeto Aut, da Oficina dos Menestréis, um grupo de teatro muito conhecido aqui em São Paulo.  No Aut, todos os atores, ao todo 27 menestréis, pertencem ao espectro autista.

Veja aqui a reportagem:

Então, como fiquei muito interessada e curiosa (quem assistiu ao programa vai entender o motivo…), fui conferir o espetáculo quando estreou. E sabe de uma coisa? Eu simplesmente ameeeei!!!

Foi realmente SENSACIONAL!!! Fiquei encantada com a forma com que estes jovens puderam expressar sua arte de uma maneira tão natural, original, e ao mesmo tempo tão profissional! Foi tudo tão bem pensado, dirigido, coordenado… Ficou impecável!!! Dei altas risadas, chorei, vibrei… Foi emocionante!!! Saí de lá com uma sensação maravilhosa de inclusão, atenção e respeito ao próximo, e é claro, com o desejo de ver mais, muito mais!!!

 
Quem disse que lugar de autista não é no palco? Depois de assistir aos menestréis autistas, tive a certeza de que não é só a grafia que aproxima autistas e artistas. Como diz o próprio diretor do musical, Deto Montenegro, “todo ser humano tem o seu lado artístico“.  Parabéns aos menestréis autistas e a todos envolvidos no Projeto Aut!!! Vida longa a este incrível trabalho!!!
 
aut-peça

Em tempo: A temporada do Projeto Aut 2 previa 4 apresentações somente no mês de Outubro, mas o sucesso foi tão grande, que eles farão mais duas apresentações nos dias 23/11 e 07/12/2014.   

Informações: (11) 5575 – 7472 /  inscricoesprojetoaut@gmail.com /  www.oficinadosmenestreis.com.br.   

 

Dica: Neste sábado (08), Papo de Mãe sobre Síndrome de Asperger: 11 horas, na TV Brasil.

* Clarissa Meyer é mãe, advogada, editora e colunista do Portal Papo de Mãe.


Tags: , , , , ,