Papo de Mãe

Solidária desde pequena

Roberta Manreza Publicado em 15/12/2014, às 00h00 - Atualizado às 11h05

Imagem Solidária desde pequena
15 de dezembro de 2014


Roberta Manreza*

Solidariedade não é uma coisa que você aprende na escola. Ser solidário é ajudar o próximo, por uma vontade própria, pelo simples fato de ajudar. Uma bela atitude altruísta, mais bonita ainda quando parte de uma criança.

Eu conheço a Julia Baillot Lacerda, a Julinha, de 9 anos, desde quando ela ainda estava na barriga da mãe dela. A Julinha é filha de uma grande amiga, a Paula Baillot Lacerda. Não preciso revelar há quantos anos eu sou amiga da Paula, né? Bom, nós crescemos juntas e digamos que a nossa amizade já dura algum tempo. Quando a Paula me contou da iniciativa da Julinha, fiquei muito feliz, orgulhosa e logo pensei em escrever este texto para o Papo de Mãe.

A ideia partiu dela e surpreendeu a todos. A Julia disse para a mãe que queria cortar os longos cabelos para doar às crianças com câncer. E já foram duas idas ao cabeleireiro para passar a tesoura nos fios. Ainda bem que os cabelos da Julia crescem rápido! As mechas foram encaminhadas para o GRAACC. O agradecimento veio em forma de uma carta nominal.

JULIA1carta graacc

Segundo o INCA, o Instituto Nacional de Câncer, são mais de 9 mil novos casos de câncer infantojuvenil, no Brasil, por ano. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Felizmente, com os avanços da medicina, o câncer infantojuvenil já pode ser derrotado quando diagnosticado a tempo.
 Os pais devem ficar atentos a problemas que não somem. Após o diagnóstico devem procurar tratamento imediato que, se aplicado nas fases iniciais da doença, permite a cura em cerca de 70% dos casos.

As mechas doadas são usadas para fazer uma peruca natural. Para quem fica sem cabelos durante a luta contra o câncer, ela é fundamental para aumentar a autoestima. Sensível a esta realidade, Julinha não se importou de ficar com os cabelos bem curtinhos. Aliás, ela ficou ainda mais bonita, vocês não acham? Parabéns, minha querida Julinha!

JULIAJULIA3

As doações podem ser entregues diretamente no Setor de Voluntariado do GRAACC ou através dos Correios.
 O endereço é: A/C Setor de Voluntariado.
 Rua Botucatu, 743 – Vila Clementino. São Paulo – SP. CEP: 04023-062. E o e-mail para informações:[email protected]

*Roberta Manreza é mãe, jornalista,  apresentadora do Programa Papo de Mãe e colunista do Portal Papo de Mãe.

DICA: Assista ao Papo de Mãesobre Filhos no Hospital, gravado no Hospital do GRAACC, em São Paulo:




Roberta Manreza