Papo de Mãe

Experts do mundo todo trazem para o Brasil novos estudos e pesquisas sobre o autismo

Roberta Manreza Publicado em 01/04/2015, às 00h00 - Atualizado às 14h29

Imagem Experts do mundo todo trazem para o Brasil novos estudos e pesquisas sobre o autismo
1 de abril de 2015


Autismo & Realidade

Primeiro Congresso Internacional Sobre Autismo na Vida Adulta acontece em Abril para dialogar com familiares, TEAs e a comunidade científica

A ONG Autismo & Realidade está organizando, em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo, o Congresso Autismo na Vida Adulta. Uma das principais missões da ONG é promover o diálogo e auxiliar pessoas ligadas ao Autismo, com o objetivo de informar cada vez mais sobre o assunto.

O Congresso acontecerá nos dias 17 e 18 de abril de 2015 no Centro Fecomércio de Eventos e será aberto para os familiares de TEA, pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais da saúde, educação e estudantes.

O evento contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, médicos e especialistas renomados e referências no mundo inteiro em autismo. Muitos deles, trarão seus estudos e pesquisas para apresentar as novas descobertas e novidades sobre o TEA.

Os principais temas irão tratar das possibilidades de reinserção social e ocupacional das pessoas com TEA, a sua sexualidade e adaptação conjugal, o planejamento econômico familiar, e o estigma que familiares e portadores enfrentam na sociedade.

A ideia é abranger as experiências e situações, já que a palavra Autismo está sempre associada a um transtorno da infância, sendo pouco disseminado a sua repercussão na vida adulta. A sociedade também precisa se preparar para receber as pessoas com TEA que têm uma expectativa de vida como quaisquer outras, e que, muitas vezes, descobrem o transtorno após os 18 anos.

O formato privilegiará a troca de informações e experiências das pessoas com TEA e suas famílias que poderão discutir demandas, dúvidas e preocupações do dia a dia com profissionais e pesquisadores do Brasil e de outros países.

AUTISMO NA VIDA ADULTA

No Brasil ainda falta informação sobre o Desenvolvimento na vida adulta, envelhecimento no TEA e as necessidades econômicas e sociais que o acompanham.

Muitos adultos com TEA permanecem sem diagnóstico e, deste modo, basicamente desconhecidos para serviços especializados. Isto implica no fato destes adultos receberem cuidados de serviços inapropriados e desconhecimento de seus membros da família e da sociedade. Semelhante, muitos sobreviveram a infância e a vida adulta sendo totalmente apoiados pela família ou possuindo empregos em ambiente protegido e, deste modo, sem diagnóstico de TEA.

“O diagnóstico em TEA adulto é um desafio, sabemos da comorbidade com Transtorno de Ansiedade e Depressão e padrões clínicos usados na infância teriam que ser modificados e adaptados para um primeiro diagnóstico de TEA em indivíduos mais velhos. A classificação adequada de envelhecimento no TEA vai depender do desenvolvimento de novas ferramentas para avaliação cognitiva, parecidas com aquelas desenvolvidas para a população mais velha em geral”, explica Joana Portolese, coordenadora geral da ONG Autismo & Realidade.

A Autismo & Realidade, por meio de seus projetos e da informação, tem o objetivo de capacitar as famílias e profissionais para identificar e direcionar o Adulto com TEA, favorecendo o desenvolvimento pessoal e de suas famílias.

SERVIÇO CONGRESSO
Local: Centro Fecomércio de Eventos
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista
Data: 17 e 18 de abril de 2015
Site e programação: http://www.autismonavidaadulta.com.br/




ComportamentoDiversosHomeNotíciasJovem