Papo de Mãe

29 de Outubro é o Dia Internacional do AVC

Roberta Manreza Publicado em 29/10/2015, às 00h00 - Atualizado em 30/10/2015, às 10h46

Imagem 29 de Outubro é o Dia Internacional do AVC
29 de outubro de 2015


Renata Maranhão

29 de Outubro é o Dia Internacional do AVC – World Stroke Day, criado pela Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) e Federação Mundial de Neurologia para alertar o fato de ser uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, maiores que AIDS e câncer.

Estudos recentes associam até dormir mal e poluição com o aumento de casos, mas a maioria é pela falta de prevenção: pessoas que não tratam colesterol, diabetes, pressão alta, fumantes, etc.

A britânica Stroke Association divulgou crescimento de casos de AVC entre pessoas cada vez mais jovens na última década.

Erika Nigro, produtora de moda, é um exemplo de quem sobreviveu a este furacão. Aos 36 anos, sofreu seu primeiro AVC e conta uma daquelas histórias que intrigam a medicina: estar em coma na UTI com muitos momentos de consciência.

“Passei frio, fome e sede, mas não conseguia me comunicar. Deixavam a TV ligada, sem imaginar que eu acompanhava a novela e mudavam o canal em dia de jogo. Até o bate-papo entre as enfermeiras me entretinha, sem elas nem sonharem. Minha família chorava ao redor da cama e eu não entendia o ‘drama’, pois não houve nenhuma explicação a mim, diretamente, já que parecia desacordada”, conta.

Depois deste episódio, ela voltou para casa, fez fisioterapia e tentou retomar a vida, até sofrer um novo AVC, pior ainda que o primeiro, e precisou reaprender coisas básicas que já havia reconquistado, como falar, comer, tomar banho, andar.

Mas Erika é uma dessas pessoas bem resolvidas e se adaptou à nova condição, sem se limitar a ela. Antes dos 40 anos engravidou de seu terceiro filho e quis trabalhar. Com movimentos apenas do lado direito, produzir não era mais uma opção, mas reformou uma casa de 2 andares e abriu uma loja de roupas novas e seminovas. Com os contatos que fez na moda, adquiriu peças grifadas de famosas como Bárbara Paz, Cuca Lazzarotto, Regiane Alves, entre outras celebridades e o brechó ainda ganhou um diferencial sem querer.

BOROGODÓ DO BRECHÓ recebeu doações de sapatos, bolsas e roupas usadas por pessoas famosas e queridas do público para serem vendidas nos dias 29, 30 e 31 de outubro em prol da ONG REDE BRASIL AVC, que ajuda na reabilitação e reintegração social de inúmeras vítimas do AVC em todo o Brasil, nivelando o atendimento em todos os hospitais, seja público ou particular. Todas as vendas nestes três dias terão parte da renda revertida para a ONG.

Venha participar você também e ajudar nesta causa!

Borogodó do Brechó – Rua Fradique Coutinho, 944.  Vila Madalena/Pinheiros. CEP 05416-001. São Paulo SP.

unnamed (9)

Erika-Nigro-_-2-AVCs-_-41-anos-_-3-filhos

Sobre a Rede Brasil AVC: Organização não Governamental criada com a finalidade de melhorar a assistência global ao paciente com AVC em todo o País. A Rede Brasil AVC é formada por profissionais de diversas áreas que unidos lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC, propiciar a reabilitação precoce e reintegração social.

Sobre o Borogodó do Brechó: Inaugurada em junho deste ano, Borogodó do Brechó é uma loja de roupas, móveis e acessórios novos e seminovos com os princípios: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso, onde é possível encontrar artigos de moda, decoração e luxo, em um ambiente aconchegante, charmoso e sofisticado.




DiversosNotíciasSaúde