Papo de Mãe

Como ajudar a criança com excesso de peso a emagrecer

Roberta Manreza Publicado em 20/01/2016, às 00h00

Imagem Como ajudar a criança com excesso de peso a emagrecer
20 de janeiro de 2016


obesidade-infantil(1)

Foto: reprodução

Para ajudar a criança com excesso de peso a emagrecer é recomendado mudar os hábitos alimentares e as atividades diárias de toda a família para que seja mais fácil a criança comer os alimentos certos.

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade. Esse excesso de peso aumenta o risco de a criança desenvolver problemas de saúde graves, como diabetes, pressão alta, dificuldade respiratória, distúrbios do sono, colesterol alto ou problemas no fígado, por exemplo.

Para saber quanto peso seu filho precisa perder inserir aqui os dados da criança ou adolescente (caso não consiga, CLIQUE AQUI ):

anos
kg
m

A obesidade infantil no Brasil tem vindo a aumentar, principalmente devido à falta de exercício físico feito pelas crianças em idade escolar. Normalmente as crianças preferem ficar assistindo televisão, no computador ou no celular mas esse tipo de atividade deve ser de no máximo 1 hora por dia para que ela tenha tempo para correr e brincar, fazendo jogos que gastem energia.

Como tratar a obesidade infantil

O tratamento para obesidade infantil deve ser feito de forma progressiva e sob orientação do pediatra e de um nutricionista.

Normalmente, o tratamento para obesidade infantil se baseia nas mudanças na alimentação da criança e aumento dos níveis de exercício físico, dependendo da sua idade e estado de saúde geral. No entanto, apesar de raro, o médico pode recomendar o uso de remédios para ajudar a diminuir o apetite.

Como melhorar a alimentação da criança

Os pais devem ajudar a criança a adotar hábitos de alimentação saudáveis e, para isso, algumas dicas são:

  • Evitar comprar alimentos industrializados, que são açucarados ou gordurosos, como bolachas, refeições pré-preparadas;
  • Comprar uma grande variedade de frutas e legumes e dar preferência às frutas cítricas e aos vegetais comidos crus;
  • Os vegetais que necessitam ser cozidos, como a vagem, a berinjela, a abobrinha ou os cogumelos, devem ser preparados ao vapor, sem sal e o azeite deve ser adicionado em pouca quantidade;
  • Não oferecer à criança refrigerantes, dando preferência à água e sucos de fruta naturais;
  • Comprar um prato de tamanho infantil;
  • Evitar que a criança fique distraída durante a refeição, não deixando que veja televisão ou utilize jogos;

Estas dicas devem ser adaptadas de acordo com o estilo de vida da família e segundo as orientações do nutricionista.

Como fazer a criança gastar mais energia e se exercitar

A prática regular de exercício físico é fundamental para ajudar a criança a perder peso. Algumas dicas para ajudar os pais a incentivar o exercício incluem:

  • Limitar o uso de computador e televisão em até 1 hora por dia;
  • Procurar atividades que a criança goste;
  • Incentivar a família a participar regularmente atividades ao ar livre;
  • Permitir que a criança experimente várias atividades como judô, natação, karatê, escolinha de futebol ou dança, por exemplo.

Estas dicas evitam que a criança mantenha um estilo de vida sedentário, sendo possível manter um peso saudável, independente das mudanças hormonais próprias da idade. Veja outras dicas em: Como aumentar a atividade física do seu filho.

Fotos da obesidade infantil

Como ajudar a criança com excesso de peso a emagrecerComo ajudar a criança com excesso de peso a emagrecerComo ajudar a criança com excesso de peso a emagrecer

Causas da obesidade infantil

As causas da obesidade infantil podem ser relacionadas a vários fatores, sendo que os mais comuns são o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar e fato da criança não querer brincar para gastar energia, correndo, pulando ou jogando bola. Outras causas menos frequentes são:

  • Distúrbios hormonais;
  • Doenças genéticas;

Além disso, histórico familiar de excesso de peso ou obesidade pode facilitar que a criança aumente de peso facilmente, uma vez que ela adota os hábitos de vida da família.

Leia também:

Papo de Mãe recomenda:




AlimentaçãoAmamentação / AlimentaçãoDicasHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosSaúde