Papo de Mãe

Como retornar a rotina da escola depois das férias?

Roberta Manreza Publicado em 28/01/2016, às 00h00 - Atualizado às 15h07

Imagem Como retornar a rotina da escola depois das férias?
28 de janeiro de 2016


Por Tatiana Duarte, pedagoga 

cuidados-material-escolar-volta-as-aulas

No começo da vida escolar, voltar para a escola após as férias pode ser um desafio, principalmente para as crianças pequenas.

Alguns alunos precisam readquirir confiança na escola. A autoconfiança, a competência e a segurança surgem também de separações bem sucedidas e, sendo a escola um dos primeiros lugares onde essa experiência acontece na história de uma criança, vemos a importância da adaptação e da orientação da família para viver esta situação.

Aqui vão algumas dicas para os pais que facilitam o período de adaptação e de readaptação depois das férias:

  • Alguns dias antes do retorno/ início das aulas é importante que comece a se estabelecer a rotina habitual com os horários de refeição e sono para que a criança não sinta tanto os horários da rotina escolar.
  • Converse com seu filho sobre o retorno ou ingresso à escola de maneira tranquila, evidenciando os aspectos positivos, como o encontro com os amigos, a professora, a volta aos cursos esportivos e culturais, novos aprendizados e etc.
  • Os pais ou familiares devem mostrar firmeza e segurança na hora de deixar a criança, despedindo-se carinhosamente. Se ela chorar no retorno as aulas, acompanhe a criança até a sala de aula e peça orientações a coordenação. Em alguns casos, deve ser proposto algumas estratégias de adaptação, como por exemplo, progredir o tempo de permanência.
  • Cabe à escola determinar o momento em que a família deve ir se afastando para que a adaptação ou readaptação aconteça, é importante que os pais confiem na experiência da instituição de ensino.
  •  Quando sair, a despedida deve ser rápida, passando segurança à criança de que o que está fazendo é o melhor para ela, nunca minta e conte exatamente tudo que vai acontecer, o que você estará fazendo enquanto ela está na escola e indique que voltará para buscá-la.
  • O responsável por buscar o aluno deve ser pontual. O grande medo da criança é de ser abandonada ou esquecida na escola.
  • Não fique chateada se seu filho precisar de um período maior de adaptação ou no retorno as aulas precisar de cuidados para se readaptar, cada criança tem o seu tempo.
  • Cuidado para não ceder às manhas e birras. Não negocie sua permanência na escola em troca de guloseimas ou brinquedos.
  • Incentive seu filho a compartilhar as experiências divertidas das férias com os amigos, e a se interessar pelo que os colegas viveram nas férias também.

A escola também deve se preparar para receber os alunos, favorecendo esta readaptação. Seguem algumas dicas para as instituições:

  • Prepare o corpo docente para acolher os alunos que precisam de um maior cuidado na retomada da confiança na escola.
  • O ambiente deve ser um convite para a criança brincar, por isso planejar cabanas com tecidos, pendurar brinquedos já conhecidos para explorá-lo de outra maneira, selecionar objetos que despertem curiosidade para brincar, como caixas de papelão, colheres de pau, escorredor de macarrão, cestas com folhas, entre outros, facilita o processo de construção ou retomada de vínculo entre alunos, equipe e o espaço escolar.
  • Nos primeiros dias é importante que os professores estejam próximos da entrada da escola ou entrada da sala, é muito confortante ser recebido com um abraço por eles.
  • A parceria entre a escola e a família é fundamental para consolidar o processo de adaptação ou readaptação da criança, não hesite em procurar ajuda da escola nas dúvidas e inseguranças que possam surgir.

Leia também: 

Primeira vez na escola – 12 dicas para passar pela adaptação sem traumas

Papo de Mãe recomenda:




ComportamentoCreche / BerçárioDicasEducaçãoHome3 a 8 anos9 a 12 anos