Papo de Mãe

Vaga Lume: a associação que transforma a vida de milhares de crianças na Amazônia a partir do acesso ao livro e à leitura

Roberta Manreza Publicado em 30/10/2016, às 00h00

Imagem Vaga Lume: a associação que transforma a vida de milhares de crianças na Amazônia a partir do acesso ao livro e à leitura
30 de outubro de 2016


img_3914

A literatura pode transformar a história das pessoas!

Promover o acesso ao livro e à leitura para crianças e jovens de 149 comunidades rurais de 23 municípios na região da Amazônia Legal brasileira, paralelamente à valorização da cultura local.

História

img_3915

As fundadoras: Laís, Sylvia e Maria Teresa

A Vaga Lume nasceu em 2001, fruto da curiosidade pelo Brasil. Iniciada a partir de um projeto piloto em municípios do Estado do Pará, completando sua primeira etapa em 2002, com alto índice de aprovação.

Diferentemente de expedições de caráter exploratório ou científico, a proposta desta era a troca de conhecimento entre sua equipe e a população rural da Amazônia Legal: a equipe propunha-se a aprender sobre a vida dos habitantes da Amazônia e deixar aos seus interlocutores uma contribuição.

img_3912

Esta contribuição chegaria na forma de um pequeno conjunto para criação de uma biblioteca, composto por uma estante recheada de livros de literatura e acompanhada de uma formação de mediadores de leitura.

O conhecimento, historicamente associado à ideia de “luz” era o motor deste projeto, que por analogia recebeu o nome de Vaga Lume.

Com foco na brasilidade, na curiosidade por este país continental e sua gente, a Vaga Lume escolheu a Amazônia Legal, composta pelos estados Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão, como área de atuação.

img_3913

Amazônia Legal é uma região correspondente a cerca de 60% do território brasileiro e sua área vai além da Floresta Amazônica, abrangendo uma ampla faixa com vegetação costeira, campos e cerrado.

A Amazônia é famosa por seu vasto território e suas riquezas naturais: a biodiversidade, os minérios, a madeira, a água, entre outros. A riqueza cultural dos habitantes da região, frequentemente deixada em segundo plano, era a principal curiosidade do projeto. Uma expedição cultural e educacional para ensinar e aprender com a população da Amazônia – assim nasceu a Expedição Vaga Lume.

Projetos

img_3901

Desde 2001 a Vaga Lume atua em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, desenvolvendo projetos de educação e cultura, estimulando principalmente a leitura, a escrita e a oralidade.

A Amazônia é nossa origem, onde começamos a construir nossas pontes.

Mais que ensinar, mais que aprender, a nossa história é a troca.

No início, esta troca aconteceu por meio das bibliotecas e dos mediadores de leitura que foram formados.

Com o tempo, a Vaga Lume intensificou seu intercâmbio com as comunidades, criando novas iniciativas e ampliando o alcance de suas ações.

Contar histórias…

Coletar histórias…

Registrar histórias…

Criar histórias…

É a forma da Vaga Lume atuar no mundo.

A literatura, as expedições, os encontros de formação e o intercâmbio cultural são as ferramentas que a Vaga Lume utiliza para promover a expansão da visão de mundo de crianças e adultos.

img_3900

Assista à entrevista com a presidente e uma das fundadoras da Vaga Lume, Sylvia Guimarães, e saiba mais sobre o trabalho que a associação realiza há mais de 15 anos em comunidades rurais da Amazônia.

Dados

  • Em 2015, 25.605 crianças e jovens residentes nas 149 comunidades rurais de 23 municípios da Amazônia Legal brasileira.
  • Desde 2001, já foram distribuídos 86.328 livros de literatura novos.
  • 713 mediadores de leitura formados e 383 multiplicadores da metodologia.
  • E foram produzidos 269 livros artesanais.

A Amazônia concentra mais de 30% da biodiversidade do planeta. Mais de 20 milhões de pessoas vivem na região. Apesar disso, a Amazônia possui um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano e de acesso à cultura no país.

img_3902

A Vaga Lume acredita que o investimento nas pessoas e nas comunidades da Amazônia é uma forma de contribuir com as gerações presentes e futuras, promovendo o acesso à educação e a cultura, valorizando a diversidade cultural e a preservação do meio ambiente.

Acesse o site vagalume.org.com

img_3916

Veja os vídeos que falam da Vaga Lume

https://www.youtube.com/watch?v=nMRr5cd_a8I

https://www.youtube.com/watch?v=kLv3Cp0vuLU

https://www.youtube.com/watch?v=YtWrRNbMsp4

Caixas de livros que serão enviadas para as comunidades na Amazônia.

montagem_caixas_2016-4montagem_caixas_2016-3montagem_caixas_2016-1montagem_caixas_2016-7




DesenvolvimentoDestaquesDicasDiversosEducaçãoEntrevistasBebêFamíliaMãe / PaiHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriança