Papo de Mãe

Relação com a escola

Roberta Manreza Publicado em 30/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 15h14

Imagem Relação com a escola
30 de janeiro de 2017


Por Mariana Kotscho*

Além das histórias de bullying nas escolas, acontecem também outros tipos de violência como casos de escolas depredadas, professores desrespeitados. A educação, além de ser um direito, é fundamental na nossa vida.

Devemos refletir sobre o papel da família e o papel da escola. E sobre como deve ser esta relação para que se desenvolva de uma maneira saudável.

Me parece que respeito e responsabilidade são duas palavras que deveriam ser resgatadas em meio a isso tudo. O ideal seria que todos fossem parceiros.

O filósofo e orientador pedagógico Dante Donatelli participou do programa Papo de Mãe sobre a violência nas escolas e contou que um dos maiores problemas é quando pais ficam do lado dos filhos que fazem coisas erradas, sabendo que eles estão errados. Ou quando pais abrem mão de educar seus filhos em casa delegando totalmente esta responsabilidade para a escola.

Este é, sem duvida, um tema que rende um debate bem aprofundado. Deixo como dica dois livros de Dante Donatelli : “Quem me educa? A família e a escola diante da (in)disciplina” e “A vida em família. As novas formas de tirania”.

* Mariana Kotscho é mãe, jornalista, apresentadora do Programa Papo de Mãe da Tv Cultura e colunista do Portal Papo de Mãe.

Papo de Mãe recomenda:




ColunistasMariana Kotscho (2)EducaçãoHome