Papo de Mãe

Sábado (11), 10h, na TV Cultura: Papo inédito sobre Transição entre Ensino Fundamental e Médio

Roberta Manreza Publicado em 10/02/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h57

Imagem Sábado (11), 10h, na TV Cultura: Papo inédito sobre Transição entre Ensino Fundamental e Médio
10 de fevereiro de 2017


Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados para uma conversa sobre a fase de transição entre Ensino Fundamental e Médio

TV Cultura

Cada etapa na vida escolar dos nossos filhos acaba sendo uma transição também para os pais. Primeiro, tem a entrada na Educação Infantil, depois a passagem para o Ensino Fundamental e, então, vem o Ensino Médio. Nesta fase, nossos filhos já não são mais pequenos, mas ainda precisam de orientação e os pais devem acompanhá-los de perto.

Dados preocupantes mostram que o número de matrículas no Ensino Médio caiu no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Básica 2013, cerca de um milhão e meio de jovens entre 15 e 17 anos deveriam estar no Ensino Médio, mas estão fora da escola. E segundo levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2013, daqueles que estão matriculados, apenas 54,3% conseguiram concluir o Ensino Médio até os 19 anos. No Ensino Fundamental, a conclusão até os 16 anos foi alcançada por 71,7% dos estudantes.

Convidados: Marion Pesso, designer, mãe da Luna (14), do Gabriel (25) e do Ariel (23); Ernestina Gomes Souza Silva, cozinheira, mãe da Leila (18), do Wesley (23), da Mônica (19); e do Lucas (10); Sílvia Kocinas, administradora de empresa, mãe do Alexandre kocinas (14); do Fábio (16); e da Isabela (11).

Especialistas: Lígia Fleury, diretora pedagógica do Colégio Peretz – SP; Lucília Guerra, coordenadora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza – SP; Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP; Maria Laura Puglisi Barbosa Franco, doutora em Psicologia Educacional e professora da UNIFIEO.

Na reportagem de Fernanda de Luca, como são aplicados e para que servem os testes vocacionais. Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Marcelo Zanini.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.




DestaquesDicasEducaçãoHome