Papo de Mãe

Com prefácio de Leandro Karnal, Dante Gallian lança seu novo livro: “A Literatura como remédio”

Roberta Manreza Publicado em 22/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 09h26

Imagem Com prefácio de Leandro Karnal, Dante Gallian lança seu novo livro: “A Literatura como remédio”
22 de agosto de 2017


Há 18 anos Dante é docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde criou o premiado Laboratório de Leitura

Não há dúvida de que a leitura dos grandes clássicos da literatura universal seja um meio privilegiado para o nosso desenvolvimento intelectual e cultural. Mas e se nos dissessem que, além disso, esta leitura pode nos curar de muitas doenças da alma?

Baseado numa experiência desenvolvida originalmente numa escola de medicina, este livro, A Literatura como remédio, Editora Martin Claret, fala sobre um experimento (o Laboratório de Leitura) que, partindo da leitura e discussão coletiva dos clássicos, tem propiciado um poderoso efeito humanizador e terapêutico que vem transformando a vida de muitas pessoas.

Dante Marcello Claramonte Gallian

Dante nasceu em São Paulo, março de 1966. Bacharelou-se em História pela FFLCH-USP (1988), onde fez também seu mestrado (1992) e doutorado (1996). Em 2006 fez seu pós-doutorado na École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, França. Foi professor nas Universidades Mackenzie (1990-1993) e Federal de Santa Catarina (1993-1999), além de Professeur Visiteur na EHESS de Paris (2007-2009) e Visiting Researcher no Center of Humanitiesand Health do King’sCollege London, Inglaterra (2012-2014). Desde 1999 é Docente e Diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde criou o Laboratório de Leitura, projeto que já foi laureado com o Prêmio Viva Leitura (2014), homenageado na Brooklin Fest (2016) e que vem se espalhando por diversas instituições e espaços de cultura e do mundo corporativo.

Editora Martin Claret

A Editora Martin Claret foi fundada em São Paulo, no início da década de 1970, pelo empresário, editor e jornalista gaúcho Martin Claret. A editora está empenhada em contribuir para a difusão da educação e da cultura no país, produzindo livros com qualidade editorial diferenciada, investindo na parceria com profissionais de qualidade do meio editorial, educacional e gráfico.




DicasHomeNotícias