Papo de Mãe

Pesquisa revela que 59% das brasileiras não sabem quando estão no período fértil

Roberta Manreza Publicado em 28/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h40

Imagem Pesquisa revela que 59% das brasileiras não sabem quando estão no período fértil
28 de agosto de 2017


Ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães alerta sobre a 

importância do autoconhecimento para fertilidade e prevenção de doenças

Pesquisa realizada pelo site de maternidade, Trocando Fraldas, entrevistou 12.000 mulheres em todo país em agosto de 2017 através de um questionário disponibilizado no portal. Após o levantamento baseado nas respostas das participantes foi constatado que metade das entrevistadas desconhece o período da ovulação e quando estão mais propensas a engravidar, principalmente na região Norte com a porcentagem de 55%.

O ginecologista e obstetra, Dr. Alberto Guimarães, defensor do parto humanizado e fundador do Parto Sem Medo, diz que a falta de conhecimento entre as mulheres sobre o próprio corpo infelizmente é comum. Segundo o médico entre os princípios do parto humanizado está o autoconhecimento, sobretudo a humanização e a quebra de tabus, através observação e sensibilidade à própria natureza.

“A educação sexual e fértil ajuda não somente a engravidar ou evitar a gestação, mas é fundamental para o diagnóstico de possíveis problemas. A mulher que conhece o próprio corpo saberá que algo não bem e irá buscar ajuda”, ressalta o obstetra.

Sobre o Dr. Alberto Guimarães

Ginecologista e obstetra, defensor dos conceitos de parto humanizado, o médico encabeça a criação do Programa Parto Sem Medo, um novo modelo de assistência à parturiente onde enfatiza que o parto é um evento de máxima feminilidade e a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), atualmente exerce o cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana.




DestaquesHomeTentando Engravidar