Outubro Rosa: Atividades físicas podem reduzir em até 30% a incidência de tumores de mama

 

 

 

Ginecologista e obstetra Domingos Mantelli fala sobre a importância dos exercícios para o tratamento de câncer de mama e preparador físico Felipe Kutianski indica quais atividades podem ser feitas para coibir ou tratar o mal

A prática de atividades físicas é capaz de reduzir a incidência de tumores nos seios e até ser um tratamento adicional para o câncer de mama. Além disso, os exercícios físicos podem motivar e elevar a autoestima de quem trava uma batalha contra a doença.  Por meio da realização de atividades físicas supervisionadas é possível diminuir a porcentagem de gordura corporal e abdominal, fator de extrema importância já que o tecido adiposo é a principal fonte de hormônios causadores do câncer, principalmente após a menopausa.

“Os hábitos de vida estão entre as causas mais comuns para o surgimento do câncer de mama. Por isso, os exercícios físicos são importantes em todas as fases. Para a mulher que está com boa saúde, ajudam a evitar doenças, além de controlar o peso. Para aquelas que descobriram a doença, além de manterem o bem-estar, podem reduzir os tumores em 30%, se associados à uma dieta balanceada”, diz o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli.

Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva Brasil, preparou um treino específico para uma das regiões mais sensíveis das mulheres, os seios. “Para realizar as séries é importante que a pessoa tenha a liberação do médico, além de contar com um instrutor que possa acompanhar e orientar. O ideal é que o treino seja leve no início, com a possibilidade de adicionar corda, alguns kettlebells ou halteres”, explica Kutianski. Entre os exercícios indicados pelo especialista estão:

1) Agachamento com as mãos atrás da cabeça

Com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, deixe as pernas semiflexionadas na largura dos ombros. Desça o tronco com o abdômen contraído sem que os joelhos ultrapassem a linha dos pés.

*3 a 4 séries

* 12 a 15 repetições com cada perna

2) Afundo alternado com as mãos atrás da cabeça

Com a perna ereta, e com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, flexione uma das pernas formando um ângulo de 90º com o solo. Desça a outra perna até que o joelho quase toque o solo, apoiada na ponta do pé. Alterne as pernas.

*3 a 4 séries

* 12 a 15 repetições com cada perna

3) Abdominal Prancha reta

Encontre uma superfície confortável, macia e lisa, como um colchonete. Apoie os cotovelos no chão e estique as pernas, deixando apoiadas apenas as pontas dos pés. Mantenha o abdômen contraído para que sua coluna permaneça ereta.

*3 a 4 séries

* Permaneça na posição de 15″ a 30″

 

4) Abdominal Supra militar

Deitada de barriga para cima sobre o colchonete, dobre os joelhos e mantenha as pernas flexionadas e próximas ao glúteo. Cruze os braços em “x” sobre o peito. Suba em direção aos joelhos e desça devagar, sem encostar no colchonete.

*3 a 4 séries

* 15 a 25 repetições

5) Mountain Climb

De frente para o solo, apoie as mãos no solo e estenda as pernas, deixando a sustentação na ponta dos pés. Traga um dos joelhos próximo ao peito, apoiando na ponta do pé. Faça o movimento invertendo as pernas. O ritmo e a velocidade têm de estar de acordo com a sua capacidade e condição física.

*3 a 4 séries

* 30″ a 60″ de repetição

6) Salto de cordas

Escolha uma corda que você possa segurar com as duas mãos. Segure em cada uma das extremidades, deixando a corda aos seus pés. Erga a corda, fazendo movimentos circulares com as mãos para que a corda passe acima da sua cabeça. Toda vez que a corda voltar aos pés, pule! Se a corda enroscar, reinicie o movimento. A atividade trabalha o corpo inteiro.

*5′ a 15′

7) Alongamentos em geral

Alongamentos básicos para tronco, quadril, pernas e braços.

* 5′ a 10′ por sessão

 

Dr. Domingos Mantelli –   ginecologista e obstetra, com formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição. Também é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.

Felipe Kutianski – graduado em educação física pelo Centro Universitário do Brasil (UniBrasil) em Curitiba – Paraná, e pós-graduado em Bioquímica do Exercício pela Gama Filho. Possui certificação Kettlebell Basic – São Petersburgo | Rússia e Hatha Yôga – Unipaz – Curitiba. Sua formação está relacionada ao emagrecimento pela visão da Bioquímica do Exercício, podendo atuar como Health & Lifestyle Coach.  Participou de grupos de pesquisa sobre Fisiologia do Exercício e Biomecânica, além de monitorias e apresentações de trabalhos sobre comportamentos humanos na UNESP/Rio Claro e chegou além-mar na Universidade de Coimbra.  Hoje segue uma linha mais voltada para Calistenia e atividades que façam uma junção entre Corpo, Mente e Natureza.


Tags: , ,