Papo de Mãe

Como montar quarto de bebê saudável

Entre as etapas que antecedem a chegada do bebê, a montagem e decoração do quarto são umas das que mais empolgam os pais. Beleza faz toda a diferença, mas também é preciso ficar atento a questões fundamentais, que prezam pelo conforto e segurança da criança.

Roberta Manreza Publicado em 27/12/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h54

Imagem Como montar quarto de bebê saudável
27 de dezembro de 2017


Por  Liv Chagas*, arquiteta

Erros no quarto do bebê prejudicam a saúde da criança; saiba como evitar

Mais do que a atenção à estética, pais precisam ter atenção a aspectos que impactam na qualidade de vida da criança

Entre as etapas que antecedem a chegada do bebê, a montagem e decoração do quarto são umas das que mais empolgam os pais. Beleza faz toda a diferença, mas também é preciso ficar atento a questões fundamentais, que prezam pelo conforto e segurança da criança.

Liv Chagas, arquiteta consultora do Grupo Saint-Gobain, empresa líder em construção sustentável no mundo, reuniu dicas essenciais para decorar o que será o cômodo principal da casa.

“A estética é importante, mas questões como luminosidadeacústica, umidade do ar e temperatura adequados são essenciais para proporcionar bem-estar e conforto ao bebê, o que resulta em um sono mais tranquilo, essencial para um melhor desenvolvimento do pequeno”, explica Liv. “Qualidade do sono e os confortos do ambiente estão totalmente associados”, completa a arquiteta, que é especialista em Design de Interiores pelo Instituto Europeo de Design (IED).

Xô barulho e excesso de luz!

Para o conforto do bebê, a luz é um elemento fundamental. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é evitar que o ambiente fique totalmente escuro. “É recomendável ter uma penumbra, nada de escuridão, para a segurança deles”, afirma dra. Lucila Bizari Fernandes do Prado, Presidente do Departamento Científico de Medicina do Sono da SBP.

Por isso, no caso de muita incidência de luz nas janelas ou excesso de barulho, Liv indica o uso de vidros e cortinas que barrem a absorção de calor e sejam antirruído. Outra dica é a escolha por uma composição decortinas composta pelos modelos persiana rolô, blackout para o bloqueio da luz, em conjunto com uma cortina de tecido leve, facilmente lavável e que seja parte da decoração.

Para efeito de penumbra, os pais podem optar pela adoção de uma iluminação alternativa no quarto. O dimmer(interruptor que regula a intensidade da luz) é ótima opção. Luminária de piso, abajur ou arandela alocados próximos à poltrona de amamentação, do trocador ou do berço também são boas alternativas para proporcionar iluminação à meia altura.

Ar com qualidade, por favor!

Realizar uma boa impermeabilização na casa é importante para deixar o quarto longe de fungos e mofo. Além disso, certifique-se de que o ambiente possua boa ventilação, e utilize acabamentos e revestimentos que sejam imunes a esses microrganismos. A má qualidade do ar interno pode ser responsável por vários problemas de saúde.

Segundo Liv, não há um tipo de piso mais indicado para o quarto do bebê. “Pode ser de cerâmica, madeira ou porcelanato. A escolha tem mais a ver com a região onde fica a residência, se mais fria ou mais quente, e o efeito que se pretende dar à decoração. Já o carpete fica fora da lista, por facilitar o acúmulo de poeira”.

Pelo mesmo motivo, ela sugere evitar muitas superfícies no quarto, como prateleiras, e ursinhos de pelúcia. “O ambiente precisa de fluidez e, na hora das decisões, os pais devem priorizar escolhas práticas, que facilitem o processo de limpeza. A preocupação principal deve estar voltada para o bebê e a decoração não deve ser um problema tanto para a circulação e atividades diárias, como para a limpeza e manutenção do espaço”.

Arejar ou esquentar o quarto, não diretamente a criança

Se o projeto for reformar, é sempre recomendável escolher corretamente materiais específicos, que promovam isolação térmica das paredes, forros e telhados. De acordo com a SBP, a temperatura ideal do quarto do bebê é em torno dos 20°C.

Para manter o clima adequado, Liv sugere o uso de ar condicionado, ventiladores ou climatizadores de ar, mas reitera que é importante não deixar o vento direcionado diretamente para o bebê.

Outra dica é resfriar ou esquentar primeiro o ambiente e só depois colocar o bebê no berço. Atenção: o uso desses aparelhos resseca o ar. Então, para manter a umidade do local, tenha sempre uma bacia com água ou um vaporizador.

Pronto! Com essas dicas em mente, é possível proporcionar ao bebê um quarto lindo, mas também aconchegante e cheio de praticidade.

Não caia nesses erros!

´        Entulhar muitos objetos no quarto, só pensando na estética, sem levar em consideração a manutenção diária do cômodo. A mesinha do lado da poltrona de amamentação, por exemplo, precisa estar disponível para ser utilizada como apoio.

´        Apesar de ser um item-desejo da maior parte das grávidas, apoltrona de amamentaçãonão é um móvel obrigatório para o quarto. Caso não haja espaço suficiente, melhor optar por amamentar na sala, por exemplo. Melhor priorizar a maior fluidez do quarto.

´        Colocar muitas prateleiras e demais superfícies que acumulam poeira, assim como muitos ursinhos de pelúcia e almofadas, carpetes e tapetes felpudos.

´        Instalar o berço em posição horizontal ao ar condicionado – ele deve ficar na transversalao aparelho.

Para a segurança do bebê, evite colocar prateleiras acima do berço. Prefira quadrinhos.

Segundo as normas técnicas, saiba quais são medidas recomendadas para:

AtributoNíveis recomendadosO que fazer
Ruído35 a 45 decibéisMateriais antirruídos:drywall, janelas e portas; forros especiais.
Luminosidade50 lux*

*Unidade lux é calculada a partir do fluxo luminoso das lâmpadas dividido pela área do ambiente (m2)

Janelas com vidros que bloqueiam a entrada de alta incidência de luz, priorizando a eficiência energética.
TemperaturaA recomendação é manter a média próxima dos 20oC. Para um dormitório infantil de 9m2, um aparelho de ar condicionado de 7 mil btus é o indicado. Para cômdos entre 10m2 e 12m2, recomenda-se os de 9 mil btus.Vidros especiais nas janelas que bloqueiam a entrada de alta incidência de luz, priorizando a eficiência energética.
Umidade do ar40% a 60%Materiais específicos: forros especiais.

*Liv Chagas é a consultora da Saint-Gobain para assuntos de arquitetura e decoração. Especialista em Design de Interiores pelo Instituto Europeo de Design (IED), a profissional está à frente da startup Plin, idealizada para tornar o serviço de arquitetura e design de interiores mais acessível e digital.

A parceria com a Saint-Gobain, grupo líder global em construção sustentável, teve início com o projeto Experiências, que tem o objetivo de orientar os consumidores finais a como trazer o conforto para os ambientes em que vivem. Ela ainda contribui com o Blog Última Tendências, também desenvolvido pela companhia.

http://www.saint-gobain.com

@saintgobain




ColunistasBebêHomeSaúde