Papo de Mãe

S.O.S. PAPO DE MÃE

pmadmin Publicado em 12/08/2010, às 00h00 - Atualizado às 23h30

12 de agosto de 2010


QUEM PERGUNTA: RicardoMinha esposa e eu tivemos um filho, ele está com 6 dias de vida e só quer mamar em um dos seios. Qual o motivo para que isso esteja acontecendo? Podem nos ajudar?QUEM RESPONDE: Dra. Bárbara B. Matera A. Sampaio, pediatra e neonatologista do Hospital M Boi Mirim/SP, formada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa/SP e pós-graduada pela FMUSP.
Dra. Bárbara
Ricardo, precisa ver se o seio que o bebê não aceita tem um bom mamilo, longo o suficiente para encostar no palato e estimular o reflexo da sucção. Se o mamilo deste lado é mais curto o bebê pode não querer sugar. Neste caso, poderia se tentar fazer uma prega com os dois dedos para tentar aumentar a parte que entra na boca do bebê. Se a mama estiver muito cheia, não se consegue fazer essa prega. Então é melhor esvaziar um pouco e tentar. Se não funcionar, tente usar bico de silicone que se coloca sobre o mamilo, tem 3 furos na extremidade e é bastante longo para encostar no palato. Existem várias marcas. Outra coisa que você pode tentar é mudar a posição do bebê. Ao invés de amamentar do modo tradicional (encostando barriga com barriga, com a cabeça do bebê apoiada no antebraço), tente no modo invertido: a mãe segura a cabeça do bebê, e o corpo dele fica apoiado sobre uma almofada do mesmo lado da mama ou na posição de cavaleiro. De qualquer modo, se a mama estiver muito turgida, esvazie antes um pouco para você conseguir fazer a prega. Espero que ajude. Boa sorte, Bárbara.DICA DE HOJENo dia 22 de Agosto, a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres estreia o seu novo trabalho, num show interativo, com várias canções inéditas e releituras interessantes.

São Paulo será a primeira cidade a receber o novo show da dupla Palavra Cantada este ano.BRINCADEIRAS MUSICAIS é o tipo de espetáculo que incentiva a platéia a participar ativamente. Para isso os músicos formataram um roteiro em que as brincadeiras pudessem ser entendidas pelas crianças durante o próprio espetáculo. Nessa seleção entraram grandes sucessos da dupla, como “Sopa”, “Criança Não Trabalha” e “Menina Moleca” e várias canções inéditas, entre elas “Tá Combinado”, “Dança das Caveiras”, “Galinha Não Voa” e “Bolinha de Sabão”, algumas compostas especialmente para o trabalho. É um espetáculo especial dentro da carreira da Palavra Cantada. Um convite às pessoas a penetrarem no universo da música através da experimentação, seja ela corporal, gestual ou com os instrumentos musicais de verdade. Informações:http://www.palavracantada.com.br/ ou http://www.hsbcbrasil.com.br/Por hoje é isto, pessoal. Para falar com a gente escrevam para [email protected]. Enviem perguntas, relatos e sugestões. Acompanhem também nossa coluna no site http://www.bepantol.com.br/ e nossos perfis no twitter e facebook.