Informações sobre principais doenças de pele

Oi gente!
As doenças que podem acometer a pele são inúmeras e a maioria requer tratamento médico. Por isto, é muito importante ficarmos atentos e consultarmos um dermatologista quando percebemos que alguma coisa não vai bem com nossa pele.
A seguir, disponibilizamos para vocês um pouco mais de informação sobre sintomas e tratamentos de algumas das principais  doenças de pele. As informações são todas do Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologiahttp://www.sbd.org.br/.
OBS- Para ler a informação completa é preciso clicar no local indicado.
Acne: cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência. O maior responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele. Clique aqui e leia mais…
Dermatite Seborréica: caspa, coceira no couro cabeludo, descamação nos supercílios, ouvidos ou nos cantos do nariz são sintomas da dermatite seborréica, doença que pode ser agravada com a chegada do frio. A dermatite seborréica é muito comum nas três fases da vida: infância, adolescência e adulta. Saiba mais sobre a doença e como controlar seus sintomas: clique aqui. 
Dermatite de contato alérgico: algumas substâncias, quando em contato com a pele, podem causar algumas lesões avermelhadas, que coçam e produzem gotas d´água no local. Essas são as características de uma dermatite de contato alérgica, e o contato com essas substâncias deve ser evitado. Clique aqui e leia mais…
Escabiose (ou sarna): causada por um ácaro parasita, transmitida de uma pessoa a outra pelo contato direto. A sarna acomete qualquer pessoa, independentemente de raça, idade ou hábitos de higiene pessoal. A doença é caracterizada por uma coceira intensa, principalmente à noite, na região do umbigo, axilas ou entre os dedos das mãos. Clique aqui e saiba mais…
Herpes: o herpes é uma doença causada por um vírus, que se apresenta como pequenas bolhas transparentes, principalmente na pele, lábios ou nos órgãos genitais. É uma doença contagiosa e benigna, mas que costuma se manifestar por diversas vezes em quem já desenvolveu a doença. A contaminação é através do contato direto com a lesão. Clique aqui e leia mais….
Lúpus:  O lúpus eritematoso cutâneo é uma doença que afeta principalmente as mulheres, na idade entre 20 e 40 anos. São manchas vermelhas que aparecem nas áreas expostas ao sol, como o rosto, a região do decote, os braços e o couro cabeludo. Essas manchas apresentam descamação e crescem lentamente. No centro das manchas, parece que se forma uma cicatriz. Elas podem mudar de cor, variando para marrom ou branca. E raramente há comprometimento de outros órgãos. Clique aqui para continuar…
Micoses: Manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), podem ser micoses. Existem diversos tipos de micoses, todas causadas por fungos. Clique aqui e conheça algumas delas…
Psoríase: A psoríase é uma doença de pele muito frequente, de causa desconhecida e comum em pessoas da mesma família. Não é uma doença contagiosa, e pode ser tão discreta que o paciente não sabe que tem a doença. Em outros casos, pode ser muito severa e atingir grandes partes do corpo – nesses casos, é preciso calma e paciência para que o tratamento tenha sucesso. Clique aqui para continuar…
Vitiligo: O vitiligo é uma doença que destrói as células que contém o pigmento responsável pela cor da pele; por isso, aparecem manchas brancas no local. A causa da doença ainda é desconhecida, e na grande maioria dos casos não há nenhum prejuízo para a saúde. O vitiligo não é contagioso e nem hereditário, apesar de em alguns casos serem encontrados antecedentes familiares com a doença. Clique aqui para continuar…
Para maiores informações sobre a pele e outras doenças, clique aqui.  
***
DICAS DE HOJE:
As dicas de hoje vieram dos telespectadores. Muito legal esta iniciativa. Seria bacana contar sempre com contribuições como estas. Escrevam para a gente, pessoal: papodemae@papodemae.com.br. Obrigada!!!
Dica de Gisele de Souza: ” Tem uma médica em São Paulo, chamada Soraia Aracele Lozano, que tem um ambulatório de doenças de pele na Unifesp, onde ela trata o vitiligo e a psoríase com acupuntura, obtendo bastante sucesso. O site dela é ww.soraialozano.com.”
Dica de Waldemar Mendonça:Assistindo ao Programa Papo de Mãe, vi um senhor portador de vitiligo. Aqui em Goiânia, no Hospital de Medicina Alternativa se faz o tratamento fitoterápico da doença. No início foi assistido por um indiano.”


Tags: