Papo de Mãe

Casas de Parto: conheça melhor a Casa Angela!

pmadmin Publicado em 07/09/2011, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h43

Imagem Casas de Parto: conheça melhor a Casa Angela!
7 de setembro de 2011


Oi pessoal!Para quem ficou interessado em conhecer um pouco mais do trabalho da Casa Angela, tema da reportagem da Rosangela Santos no Papo de Mãe deste último domingo, seguem algumas informações.Tudo começou com a parteira alemã Angela Gehrke, que chegou ao Brasil em 1983 para trabalhar na área da saúde da Associação Comunitária Monte Azul e logo passou a se dedicar ao acompanhamento da gravidez, do parto e do pós-parto das mulheres da favela de mesmo nome, na zona Sul de São Paulo. Em junho de 1997, foi inaugurada a primeira casa de parto da Associação Comunitária Monte Azul, na rua Vitalina Grassman, onde hoje fica a Casa da Trilha, que oferece orientação e tratamento para dependentes químicos e seus familiares. A proposta da casa de parto era dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido por Angela durante os 10 anos em que trabalhou  no ambulatório da Monte Azul. Nesse período, ela realizou um total de 1500 partos normais, com baixos índices de intervenção, alto grau de satisfação das mulheres e nenhum caso de morte materna ou neonatal.
Angela Gehrke
Em 2003 a Associação Comunitária Monte Azul, em cooperação técnica com o Hospital Municipal do Campo Limpo e com a Secretaria Municipal da Saúde elaborou o projeto de uma nova casa de parto, batizada de Casa Angela, em homenagem à parteira Angela, falecida em 2000. A Casa Angela ficou pronta em 2008 e começou a funcionar parcialmente em março de 2009, com os primeiros atendimentos de pré-natal e pós parto. A equipe da Casa Angela acredita na capacidade das mulheres de enfrentarem os desafios da gestação e do parto. O objetivo do trabalho é oferecer às mulheres experiências de gravidez e parto que não sejam de medo, dor e humilhação, mas sim de autoconfiança, felicidade e prazer. Para isso, oferecem um ambiente respeitoso e caloroso, com o máximo de privacidade e aconchego. O apoio emocional para que as mulheres possam enfrentar os desafios da gestação e do parto é outro ponto forte do atendimento. Desde julho deste ano, a  Casa Angela ampliou os atendimentos para mãe e bebê durante o primeiro ano de vida por meio de consultas pediátricas, cursos para mães, bebês, acompanhantes e um programa de alimentação infantil, além da efetivação de uma parceria por dois anos com a Fundação Abrinq no programa “Nossas Crianças”. A Casa também  está em processo de implantação de um modelo financeiro sustentável,  recebendo gestantes pagantes que possam colaborar com este modelo, uma vez que até o presente momento não se teve nenhuma resposta do Poder Público sobre a possibilidade de uma parceria de convênio com o SUS.Acesse o site e saiba mais: http://www.casaangela.org.br/

Endereço: Rua Mahamed Aguil, 34, Jd. Mirante, CEP 05801-060. São Paulo, SP. Tel. (11) 5852-5332. E-mail: [email protected].


Diversos