Papo de Mãe

INFERTILIDADE: CAUSAS E TRATAMENTOS

pmadmin Publicado em 29/08/2012, às 00h00 - Atualizado em 19/09/2014, às 19h30

29 de agosto de 2012


*Por Dr. Edward Carrilho

Causas de Infertilidade e seu tratamento

Infertilidade é definida como a incapacidade do casal obter uma gestação após o mínimo de um ano sem uso de métodos contraceptivos. Em outras palavras, um casal que não esteja evitando uma gravidez e não engravida após um ano de tentativas deve-se suspeitar de infertilidade. A infertilidade não é rara, afetando 8 a 15 % dos casais. As causas de infertilidade são muitas e deve ser encarada como um problema conjugal, pois pode afetar igualmente homens e mulheres.


Principais causas de infertilidade

As causas podem ser masculinas, e se apresenta como alteração do espermograma (exame simples onde podemos avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides). As causas masculinas são responsáveis por metade das causas de infertilidade conjugal. Muitos fatores podem afetar a qualidade dos espermatozóides, como: varicocele (dilatação das veias da bolsa escrotal), infecções (que podem acometer os testículos ou próstata), alterações hormonais (como tireoide, hipófise, suprarrenal), cromossômicas e genéticas.

Entre as causas femininas podemos citar:   – Endometriose, que é a presença de tecido endometrial (aquele que reveste o interior do útero) localizado fora do útero, geralmente em pelve, próximo aos ovários e trompas. A endometriose causa uma inflamação e dificulta a fertilidade por muitos mecanismos.

– Síndrome dos ovários policísticos, alteração ovulatória mais comum na mulher, afetando aproximadamente 10% destas. Pode ocorrer irregularidade menstrual, acne, aumento de pêlos no corpo, aumento da insulina e pequenos cistos nos ovários.

– Alteração nas trompas, que podem variar de obstruções a aderências. As causas principais são infecções prévias, endometriose e antecedente de cirurgias pélvicas, ou mesmo ligadura ou laqueadura tubárea.

– Alterações uterinas, que podem ocorrer devido a pólipos, miomas, aderências uterinas, infecções, antecedentes cirúrgicos (curetagens, partos) são causas menos frequentes, mas não menos importantes.

O casal com dificuldade para engravidar deve procurar um especialista em reprodução humana que fará uma avaliação clínica completa e através de exames específicos poderá encontrar a causa do problema e decidir pela melhor opção de tratamento para o casal.

  ***

* Dr. Edward Carrilho é ginecologista e especialista em reprodução humana, da Clínica Engravida. Participou da reportagem de Rosangela Santos para o Programa Papo de Mãe sobre o tema Infertilidade, exibido em 26.08.2012.

Mini Currículo

Dr. Edward Carrilho – Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo; Residência Médica em Ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo; Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia; Especialização em Reprodução Humana pela Universidade Federal de São Paulo; Formação em Ultrassonografia pelo Centro de Treinamento em Ultrassonografia CETRUS.




Diversos