Papo de Mãe

INFERTILIDADE MASCULINA – Congelamento de sêmen, tabus e a realidade. Indicações na infertilidade masculina

pmadmin Publicado em 05/11/2013, às 00h00 - Atualizado em 03/10/2014, às 20h02

Imagem INFERTILIDADE MASCULINA – Congelamento de sêmen, tabus e a realidade. Indicações na infertilidade masculina
5 de novembro de 2013


Dr. Conrado Alvarenga, urologista

Dr. Conrado Alvarenga*

O atendimento do casal infértil, mais especificamente do homem com infertilidade, nos leva habitualmente a propor e auxiliar a decisão do casal infértil por congelar ou não sêmen.

O congelamento seminal na sociedade brasileira ainda é revestido de inúmeros tabus e dúvidas: desde a confiabilidade do armazenamento das amostras até com relação ao risco de serem utilizadas sem o consentimento do casal ou os problemas que esporadicamente surgem quando o casal não apresenta mais interesse nas amostras estocadas.

Hoje em dia, já temos no país centros que congelam sêmen com técnicas mundialmente padronizadas, seguras e com resultados pós-descongelamento totalmente dentro dos parâmetros aceitáveis.

Quando pensamos em congelar sêmen? Indicamos o congelamento para homens com concentrações seminais abaixo de 5 milhões/mL, denominados oligospérmicos graves, homens que serão submetidos a tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos e em alguns casos que farão vasectomia e tem interesse em manter amostras congeladas, mesmo sabendo que a vasectomia é reversível.

A grande maioria das vezes é para preservação da fertilidade masculina previamente a tratamentos oncológicos complexos. Ainda hoje há tentativa nítida de conscientização da comunidade médica em sempre abordar o assunto antes do inicio do tratamento, principalmente em adolescentes e adultos jovens.

Congelar o sêmen pode evitar situações extremamente tristes e desconfortáveis:  a cura da doença de base mas o surgimento de infertilidade definitiva, por lesão testicular irreversível durante o tratamento.

*Dr. Conrado Alvarenga é urologista, membro da Divisão de Urologia da USP. Participou como especialista convidado do Papo de Mãe sobre Infertilidade Masculina, exibido em 03.11.2013. 

Dica: Papo de Mãe – Infertilidade Masculina




Tentando EngravidarSaúde