Papo de Mãe

14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

Roberta Manreza Publicado em 14/11/2014, às 00h00 - Atualizado em 16/11/2014, às 21h44

Imagem 14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes
14 de novembro de 2014


Elisabeth Camarão – Sociedade Brasileira de Diabetes

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), que lidera a campanha, em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes  e aparecem 500 novos casos por dia.

Este ano, a SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes em parceria com a SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia  e Metabologia, com o apoio  da ADJ – Associação de Diabetes Brasil,FENAD – Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes, a ANAD – Associação Nacional de Assistência ao Diabético e a Diretoria de Promoção da Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia, estão realizando diversas atividades pelo país, no dia 14 de novembro, para marcar a data.

O objetivo destas atividades é chamar a atenção dos brasileiros para a importância de cuidados  como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença.

Este ano, o tema central da campanha foca a adoção de uma alimentação saudável, prática do exercício físico e educação em Diabetes, que tem como objetivo  a necessidade crescente de informações à população sobre o diabetes e o aumento de programas de prevenção, para evitar ou retardar a doença. Por isso, como parte da campanha, foi lançado um Concurso de Culinária Saudável em São Paulo e alguns estados como  Sergipe e Rio de Janeiro, já estão com tudo pronto para corridas que vão chamar a atenção da população para o problema.

Dia 14, diversos monumentos em todo o mundo também serão iluminados de azul, chamando a atenção para a data. No Brasil, nos últimos anos, vários edifícios e monumentos foram iluminados, entre eles cartões postais como o Cristo Redentor e o Maracanã no Rio. E 160 países participaram da iniciativa, que foi idealizada em 1991, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), como resposta ao aumento dos casos da doença no mundo, que pode dobrar na próxima década se não forem tomadas medidas urgentes, segundo a OM.

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) vem atuando, como já faz há 10 anos, estimulando seus associados e parceiros a chamar a atenção para o grave problema de saúde que é o diabetes, seus números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e o esforço para combatê-lo, produzindo textos de esclarecimento, folhetos e cartazes, palestras e simpósios para educar e prevenir a população.

DICA: Assista ao Papo de Mãe sobre DIABETES  INFANTIL:




Saúde