Papo de Mãe

Histórias Cruzadas – Projeto facilita relações entre pais e filhos adotivos

Roberta Manreza Publicado em 11/12/2014, às 00h00 - Atualizado às 22h39

Imagem Histórias Cruzadas – Projeto facilita relações entre pais e filhos adotivos
11 de dezembro de 2014


Instituto Fazendo História

Dentro do contexto de adoção, o projeto Histórias Cruzadas tem o objetivo de facilitar as relações entre pais e filhos adotivos através de uma metodologia aplicada pelo Instituto Fazendo História – o Fazendo Minha História.  Esta metodologia é sistematizada para que crianças e adolescentes protegidos pela medida de acolhimento entrem em contato e se apropriem da própria história, registrando-a através de fotos, relatos e depoimentos e, para que seja aplicada também no processo de constituição desta família adotiva.

PÚBLICO ALVO: 13 famílias adotivas que buscam espaço para refletir e trocar experiências.

METODOLOGIA:O processo se dará através de 8 (oito) encontros quinzenais com duração de 2 (duas) horas cada, durante o período noturno (19h-21h), na sede do Instituto Fazendo História.

13 (treze) famílias poderão participar do processo, representados por 2 (dois) membros que tenham uma convivência regular com a criançaEm momentos específicos, outros integrantes da família e filhos serão convidados para participar dos encontros.

As condições para participação: participação em todos os encontros (conforme cronograma); investimento financeiro de R$ 25,00 a R$ 200,00 por mês (4 meses no total), por família.

O tripé metodológico (vínculo/livros/álbum) do Fazendo Minha História (FMH) estará presente. As técnicas do FMH serão mediadoras da integração e construção da relação de confiança entre os integrantes, promovendo trocas, reflexões e discussões que se constituam como um apoio para a superação de dificuldades comuns a todos.

Pretende-se que o grupo construa vínculos significativos entre si, que sirvam como uma rede de suporte para questões inerentes aos relacionamentos familiares. A mediação de leitura com livros permeará os encontros, a fim de sensibilizar os integrantes sobre os temas tratados. Os pais serão capacitados, estimulados e apoiados a produzir registros sobre a história de vida da família. Os temas das páginas serão sugeridos de acordo com as reflexões de cada encontro e técnicas estarão disponíveis para suporte profissional – telefonemas e conversas individuais.

Em paralelo serão realizadas atividades lúdicas para os filhos, desenvolvidas por um técnico, um estagiário ou voluntário, no mesmo local dos encontros para os pais, em salas separadas.

Acesse e veja como participar:www.juntos.com.vc/projetos/historiascruzadas/

Dica: Dia 21/12, 15h30,  assista ao Papo de Mãe sobre Adoção Especial.

Veja também: Papo de Mãe sobre Adoção.




AdoçãoDicasHome