Papo de Mãe

Como escolher uma creche segura para seu filho?

Roberta Manreza Publicado em 26/01/2015, às 00h00 - Atualizado às 12h21

Imagem Como escolher uma creche segura para seu filho?
26 de janeiro de 2015


Sociedade Brasileira de PediatriaPortal EBC

Foto: arquivo Papo de Mãe

Foto: arquivo Papo de Mãe

O primeiro ano de vida da criança é marcado pelo desenvolvimento de habilidades motoras num dos ritmos mais acelerados de toda a sua vida. Neste curto período de tempo, além de crescer e triplicar seu peso, o bebê vai aprender a sustentar a cabeça, sentar, ficar de pé, engatinhar e inclusive andar sem apoio. Este desenvolvimento só acontece mediante a interação com o mundo ao redor, em especial com as pessoas que o cercam.

Já no primeiro ano de vida, muitos bebês ingressam na Educação Infantil, a primeira etapa da educação básica no Brasil. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, considerando aí seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Os cuidados básicos com a criança pequena (troca de fraldas, banho, alimentação, sono e outros) são essenciais. Porém, o compromisso da creche estende-se a educar, propondo um ambiente afetuoso e acolhedor, que estimule o desenvolvimento neural (logo após o nascimento as células nervosas do cérebro estabelecem conexões entre si, de forma intensa, a partir de estímulos do ambiente).

Ao escolher uma creche para seu bebê, você deve verificar alguns pontos. Veja se:

• os ambientes são arejados, bem iluminados, higiênicos e seguros;
• existem brinquedos coloridos, com movimento e sonoros, que são atrativos visuais;
• existem materiais que permitem exercícios de estimulação motora;
• a creche oferece atividades como música, histórias para bebês e estimula a “conversa” com os bebês, para desenvolver a oralidade.

A alimentação do bebê na creche

Até os 6 meses de vida, o bebê deve mamar exclusivamente no peito. A partir daí pode-se começar a introduzir novos alimentos, sempre com orientação do seu pediatra. A boa creche proporciona condições adequadas para que, na medida do possível, a amamentação possa continuar, com o mínimo de prejuízo. Recomendamos que a introdução de novos alimentos seja iniciada em casa, para depois ser oferecida na creche.

O ambiente da creche deve ser seguro para o seu bebê. Ao escolher uma creche, verifique se:

• os berços são seguros;
• os bebês não ficam sem supervisão em banheiras e trocadores;
• não existem sufocantes, como talco e sacos plásticos ao alcance das crianças;
• existe controle da temperatura do banho;
• as tomadas elétricas são protegidas ou fora do alcance dos bebês;
• remédios e produtos de limpeza estão guardados e fora do alcance dos bebês.

Dicas para a mãe que deve levar seu bebê para a creche

• Caso seu bebê precise ser medicado, tente fazê-lo em casa. Se não for possível, peça que a creche assuma esta tarefa, mantendo o medicamento sempre acompanhado da receita médica. Lembre-se que dos seis aos dezoito meses de vida, baixa a imunidade e todos os bebês ficam mais suscetíveis a infecções, principalmente aquelas causadas por vírus.
• Não leve o bebê doente para a creche. A creche é sempre um ambiente coletivo e o afastamento temporário dos bebês doentes minimiza a transmissão interpessoal.
• Mantenha em dia as vacinas do bebê e informe à creche assim que cada dose for feita. Essa informação é muito importante.
• Participe sempre das reuniões, para acompanhar o desenvolvimento de seu filho e das crianças, para opinar e conhecer o trabalho pedagógico.

Assista: Papo de Mãe sobre A Primeira Vez na Escola




Creche / BerçárioDicasHome