Papo de Mãe

Seu filho tem autocontrole?

Roberta Manreza Publicado em 05/05/2015, às 00h00 - Atualizado às 17h12

Imagem Seu filho tem autocontrole?
5 de maio de 2015


Pesquisadores usaram informações de 15 mil crianças britânicas para mostrar o impacto dessa habilidade no futuro

Por Juliana Malacarne – Revista Crescer

12) Mantenha as crianças o mais longe possível da agitação.  (Foto: Thinkstock)

Ioga, meditação e exercícios de respiração são atividades que podem ajudar a criança a desenvolver autocontrole (Foto: Thinkstock)

Ensinar o seu filho a ter autocontrole, além de ajudá-lo a lidar melhor com as emoções, pode fazer toda a diferença para a carreira dele no futuro. Um estudo publicado pela Associação de Ciência Psicológica do Reino Unido concluiu que crianças com essa característica são mais propensas a encontrar e se manter em empregos quando adultas, passando 40% menos tempo desempregadas do que aquelas que têm menos essa capacidade.

Crianças com autocontrole geralmente são capazes de se concentrar, persistir em tarefas difíceis e controlar comportamentos impulsivos ou não apropriados, diz o estudo. A especialista em psicologia infantil Rachel Netto ressalta que essa habilidade costuma vir acompanhada de outras importantes características, como autoconfiança e independência. “Elas conseguem entender as repercussões de suas ações, os limites e as regras que existem no mundo, por isso podem desenvolver uma autonomia maior”, diz. “Além disso, por serem persistentes, têm grande chance de atingir seus objetivos, o que aumenta o sentimento de que são capazes.”

Dá para ensinar autocontrole aos filhos?

Incentivar o autocontrole nos filhos é uma tarefa que exige tempo e esforço no dia a dia. A imposição de limites é uma parte importante para o desenvolvimento dessa habilidade, pois oferece oportunidades para que a criança consiga lidar com seus desejos e frustrações. Situações simples, como determinar um horário para o banho, para comer e para brincar e conversar com a criança sobre algumas regras básicas antes de ir a um supermercado ou a uma loja de brinquedos servem como estímulos indiretos.

Segundo a psicóloga Rachel, fazer ioga, meditação e exercícios de respiração com a criança também dá bons resultados. “São atividades simples que permitem que a criança se acalme e ganhe uma consciência corporal, que ajuda no autocontrole. Não há fórmula fechada, mas uma dica é colocar uma música tranquila, sentar com a criança e passar dois ou três minutinhos prestando atenção na respiração”, afirma.

Autocontrole x trabalho

O estudo também analisou um período de recessão da década de 1980, que mostrou que os adultos que foram crianças com pouco autocontrole perderam mais empregos do que o outro grupo e demoraram mais tempo para conseguir se reinserir no mercado de trabalho. Diversas razões para isso foram apontadas pelos pesquisadores, como: maior vulnerabilidade a estresse por estar desempregado, maior probabilidade de sucumbir a hábitos que impedem que a pessoa seja reempregada, pobre administração do tempo e padrões de sono irregulares.

Para a especialista em comportamento humano e autora de O Mapa da Felicidade, Heloísa Capelas, o autocontrole no adulto é a capacidade de mudar hábitos que têm efeitos negativos. “Se você se controla e se reprime baseado apenas em pressões externas, acaba adoecendo e explodindo nos momentos de crise. O verdadeiro autocontrole é ser capaz de se conhecer e mudar suas atitudes de dentro para fora. É isso que mantém líderes equilibrados mesmo nas piores circunstâncias”, disse. Ou seja, exercite você também o autocontrole. Dar o exemplo é sempre o melhor caminho para ensinar.




ComportamentoDesenvolvimentoHomeNotíciasCriança