Papo de Mãe

Trauma dentário: o que fazer quando o dente quebra ou cai?

Roberta Manreza Publicado em 18/08/2015, às 00h00 - Atualizado às 08h38

Imagem Trauma dentário: o que fazer quando o dente quebra ou cai?
18 de agosto de 2015


Por Cartilha de Saúde Bucal / Fontes: PIM – RS e Portal EBC

traumadentario

Foto: Arquivo Papo de Mãe Saúde Bucal

Os  traumatismos  são  comuns  em  crianças,  e  devem  ser  tratados  com  cuidado. Qualquer  batida  (trauma)  nos  dentes  é  importante  e  deve  ser  avaliada  por  um dentista  para  avaliar  se  os  dentes permanentes  foram  envolvidos,  se  há necessidade de conter o dente ou tratá-lo. Se a criança quebrar um dente, deve- se procurar o fragmento de dente e levar a criança com o fragmento ao dentista o mais rápido possível.

Lembrando que se houver machucados intensos, tontura, confusão mental, a criança deve ser levada ao médico antes.

Nos casos de avulsão (quando o dente sai por inteiro do alvéolo – “casinha do dente” – devido a algum trauma), temos duas opções:

– no caso de dentes permanentes, a orientação é que o responsável pegue o dente pela coroa (parte que ficaria para fora na boca, não na raiz), lave em água fria (se  estiver  sujo) sem  esfregar e ir imediatamente a um dentista levando o dente dentro de um copo com leite, soro ou dentro da boca da mãe (a saliva é importante para que o dente mantenha suas propriedades). O responsável pode tentar realizar esse reimplante e logo levá-lo  a um dentista, caso se sinta seguro;

– no caso de dentes de leite que sofram avulsão, geralmente não se realiza reimplante, portanto os responsáveis devem guardar o dente e levar a criança ao dentista, para que este veja qual o melhor tratamento para o caso.

Assista:




DicasHomeSaúde