Papo de Mãe

Dentes de leite: o que fazer quando eles amolecem e caem?

Roberta Manreza Publicado em 18/01/2016, às 00h00

Imagem Dentes de leite: o que fazer quando eles amolecem e caem?
18 de janeiro de 2016


Universidades e laboratórios usam os dentes para pesquisas, principalmente relacionadas a células-tronco. Os pais também podem armazená-los para o caso de a criança precisar de um tratamento mais para frente

Por Vanessa Lima Revista Crescer

Caiu… E agora? Quando a criança perde os primeiros dentes de leite, muitos pais guardam de recordação, transformam em pingentes ou estimulam a o filho a colocá-lo embaixo do travesseiro, à espera da fada do dente. No entanto, a ciência oferece outras possibilidades (muito nobres!) de destino para esse pedacinho do seu filho.

Você pode, por exemplo, guardar o dente extraído em um recipiente com soro fisiológico, dentro de uma caixinha de isopor com gelo, e encaminhá-lo para uma universidade de odontologia da sua cidade. Muitas instituições recebem essas doações, que são úteis para diferentes tipos de pesquisa e para o estudo da anatomia durante as aulas. Outra possibilidade é entrar em contato com laboratórios ou universidades que realizam pesquisas com células-tronco. A instituição enviará à família ou ao consultório do odontopediatra responsável pela extração um recipiente específico, com um líquido usado exclusivamente para conservar os tecidos da polpa do dente (a parte encontrada no centro da raiz, onde possivelmente há tecidos com células-tronco).

“As pesquisas com célula-tronco estão cada vez mais avançadas. Aquelas encontradas na polpa dos dentes contam com a facilidade de acesso, já que o dente cai naturalmente”, explica Marcelo Bönecker, professor de Odontopediatria da USP (Universidade de São Paulo), uma das primeiras instituições a criar um banco de dentes para receber as doações. É de lá o Projeto Fada do Dente, focado em pesquisas sobre o autismo infantil. Vale lembrar que, se a criança precisar extrair um dente permanente por algum outro motivo, ele também pode ser doado – sua polpa contém células-tronco do mesmo jeito. Além da USP, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Ribeirão Preto são algumas das instituições que recebem doações.

“Trabalhos recentes mostram que essas células oferecem grandes possibilidades de sucesso em tratamentos de doenças como lúpus e diabetes”, aponta o professor. Os pais interessados podem contratar um laboratório para armazenar os dentes de leite do filho, assim como se faz com o cordão umbilical. O material será, então, congelado e ficará à disposição da criança, caso ela precise de um tratamento desse tipo no futuro. Para isso, é preciso desembolsar cerca de R$ 1.800 para a contratação do serviço e R$ 400 por ano para manutenção do dente.

A fase da janelinha
Toda criança passa por ela. Algumas encaram o período com bom humor, outras sofrem e sentem vergonha, mas o fato é que a troca faz parte do desenvolvimento e é normal. “Hoje isso tem acontecido mais cedo. Os primeiros dentes caem por volta dos 5 ou 6 anos de idade. As meninas costumam passar por esse processo um pouco antes, em comparação aos meninos”, diz Marcelo Bönecker. ‘

Saiba mais

Ao comer, falar ou fazer a escovação, seu filho pode começar a sentir o dente mais mole. Com o tempo, a raiz vai se desprendendo, até que um dia ele simplesmente cai ou fica solto a ponto de os pais ou mesmo a própria criança conseguirem puxá-lo. “Nesses casos, quando o dente cai ou é extraído em casa, quase não ocorre sangramento. Se houver um pouco, basta enrolar uma pedra de gelo em uma gaze e pressionar sobre o local para estancar”, ensina Bönecker. De acordo com o especialista, a temperatura baixa provoca constrição dos vasos sanguíneos e ameniza a situação. É por isso que alguns profissionais recomendam que as crianças tomem sorvete após a remoção de algum dente. “E essa parte elas adoram, não é?”, brinca o professor. Depois de aberta a janela, a ponta do dente permanente aparece em algumas semanas, mas seu crescimento completo pode levar entre 6 e 8 meses.

Quando o dente não quer cair
Nem sempre esse processo acontece de forma natural, embora essa seja a melhor maneira de garantir um crescimento ósseo normal. Às vezes, antes de um dente cair, seu substituto começa a nascer na posição errada, encavalado no outro. Nessa situação, leve a criança ao consultório para que o dentista retire-o. “Como essa é uma fase em que o maxilar e a mandíbula estão em crescimento, o problema costuma se resolver sozinho depois da extração. O próprio movimento muscular de falar e de comer já estimula a correção, sem precisar recorrer aos aparelhos ortodônticos”, esclarece Bönecker.

Quando a criança não quer perdê-lo  
Há também outro tipo de situação: o dente está mole, quase caindo, mas a criança não quer extraí-lo. “Existe um fator psicológico. Algumas crianças lidam muito bem com isso, enquanto outras sentem que é uma perda. E não deixa de ser”, coloca o professor da USP. Medo, insegurança de ter a aparência modificada ou da possibilidade de sofrer bullying na escola são alguns dos motivos de resistência. Acostumados a isso, profissionais especializados no público infantil podem ajudar os pais a lidar com a situação. “Algumas crianças vêm ao consultório e não querem que eu remova os dentes. Dependendo do caso, fazemos um trato: ela volta para casa e, se o dente não cair sozinho em dois dias, combinamos de ela voltar”, conta Bönecker. O importante é fazer com que o acontecimento não seja traumático e ajudar a criança a encará-lo com naturalidade.

Risco de engolir
Em alguns casos, o dente fica tão mole que dá medo de cair de repente e a criança engolir sem perceber. E se acontecer durante a noite, enquanto dormem? “Não existe um caso sequer relatado na literatura”, tranquiliza Paulo César Rédua, presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontopediatria). Durante o sono, é praticamente impossível que isso ocorra, porque a tendência é eliminar o que estiver na boca, e não deglutir. E, se acontecer, não tem problema: do mesmo jeito que entrou, o dente será expelido quando a criança for ao banheiro. O perigo maior é o de aspirar. Aí, sim, ele pode entrar nas vias aéreas e causar problemas mais graves.

Para chegar até esse ponto, no entanto, precisa estar realmente muito mole. Para não correr o risco, basta ficar atento. Se a raiz estiver quase se desprendendo e ainda assim a criança não quiser extrair, talvez seja a hora de levá-la ao consultório e pedir a avaliação de um especialista.

Assista: Papo de Mãe sobre Saúde Bucal




DicasHomeSaúde