Papo de Mãe

Sono de qualidade e sua importância na vida do bebê

Roberta Manreza Publicado em 09/07/2016, às 00h00

Imagem Sono de qualidade e sua importância na vida do bebê
9 de julho de 2016


Por Danielle Cogo, especialista em sono infantil

A chegada do bebê transforma a vida dos pais. São muitas novidades que fazem parte do casal e tudo tem que ser reajustado para o dia fluir bem. O que norteia muitas questões do cotidiano é a qualidade do sono que o bebê e os pais vão ter a noite.

Uma noite mal dormida costuma ser a causa de um dia cansativo. Com os bebês e igual, é com o sono que eles absorvem os estímulos que foram recebidos durante as horas que estiveram acordados. Portanto, os pais devem ficar atentos para manter uma rotina de qualidade durante as sonecas de dia, como no sono profundo da noite.

Irritabilidade, agressividade, cansaço, dores de cabeça e até alteração no apetite, são alguns dos males que a privação do sono pode ocasionar no bebê.

Quando uma criança tem uma grande oscilação no sono, os pais também são afetados, dormindo pouco e prejudicando o dia a dia. Mas o pior é para o bebê, que pode ter até seu desenvolvimento cognitivo afetado.

Para evitar tantos transtornos, crie um ritual de sono. No começo da noite dê um banho, alimente seu filho, diminua o tom da voz, a iluminação da casa e entregue a naninha, tudo para que ele reconheça que esse momento é o de se desligar e se entregar ao descanso, sem brigar com seu relógio biológico e iniciar a noite dormindo tranquilamente.

Danielle Cogo – Consultora Materna e Especialista em Sono Infantil

IG: @assessoriamamae_Instituto

[email protected]

Assista ao Papo de Mãe sobre o sono dos filhos e dos pais.




ColunistasCreche / BerçárioDesenvolvimentoBebê0 a 2 anosSaúde