Papo de Mãe

Conheça o talento dos pais que se inspiram nas necessidades dos filhos para criar invenções campeãs

Roberta Manreza Publicado em 09/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h20

Imagem Conheça o talento dos pais que se inspiram nas necessidades dos filhos para criar invenções campeãs
9 de setembro de 2016


Por Roberta Manreza,

Foto: Matthew Stockman/Getty Images

A bandeira paralímpica foi carregada por crianças que não podem andar, mas que, acompanhadas dos pais, caminharam, deram a volta no estádio e foram muito aplaudidas. E com razão. Com diferentes tipos de deficiências, os integrantes do projeto Bota do Mundo, fizeram o percurso graças a uma invenção que junta os pés dos pais e das crianças cadeirantes em uma mesma bota.

A ideia nasceu do brasileiro Alexandre Faleiros, um pai que só queria realizar o sonho do filho, deficiente físico, de jogar futebol. Hoje a iniciativa é referência no esporte adaptado. Cansado de ver a frustração do seu filho cadeirante, Alexandro resolveu tomar uma atitude. Com muita criatividade e paixão ele criou a bota especial para tornar real o sonho do seu filho e de muitas outras crianças de jogar futebol.

mari-ro-e-luca-346x154

A mesma força de vontade inspirada na necessidade de um filho pode ser vista em várias outras histórias contadas no programa Papo de Mãe sobre Pais Inventores. Eles são cheios de imaginação e não desistem até encontrar uma solução para melhorar a qualidade de vida dos filhos.

pais-inventores

-Conheça o Eliezer Alves, que desenvolveu um equipamento para o filho, que tem paralisia cerebral, dar os primeiros passos com segurança. Um equipamento bastante parecido ao usado na abertura da Paralimpíada. E o desejo era o mesmo também. Que o filho pudesse ter o prazer de jogar futebol e o elo entre pai e filho fosse fortalecido.

-Já Sofia Cattaccini, diante dos problemas do filho com alergias alimentares, inaugurou uma padaria de alimentos sem glúten.

-E Daniel Ruggi, produziu uma grelha compacta, com travas embutidas, que fixam as panelas no fogão e impedem acidentes.

-Participam também do papo a terapeuta ocupacional da APAE/SP, Lisandra Caetano; o Dr. Cesar Peduti Filho, advogado especialista em propriedade intelectual; e Marcela Mazzei, gerente comercial da Associação Nacional dos Inventores.

fernanda-vt-2

-Na reportagem de Fernanda de Luca, um aplicativo de tablet criado por um pai brasileiro para ajudar a filha, que tem paralisia cerebral, a se comunicar.

-E Letícia Bragaglia entrevista crianças para saber quais as invenções que elas gostariam que fossem feitas.

Assista ao Papo de Mãe sobre pais inventores.

https://www.youtube.com/watch?v=bob27PktgoA

Veja também o programa Papo de Mãe – Campanha por um filho.

E também não perca o Papo de Mãe sobre histórias de superação.




DestaquesEntrevistasHomeNotíciasReportagem