Papo de Mãe

Neste sábado (22), 10h, na TV Cultura – Papo de Mãe sobre Refluxo

Roberta Manreza Publicado em 21/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h43

Imagem Neste sábado (22), 10h, na TV Cultura – Papo de Mãe sobre Refluxo
21 de outubro de 2016


Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem convidados para uma conversa sobre Refluxo

Muitos bebês, logo nos primeiros dias de vida, apresentam sintomas de refluxo. Isto se deve à imaturidade do esfíncter esofagiano e, na maioria dos casos, desaparece espontaneamente.

Mas se o bebê chora muito após mamar, vomita boa parte do leite ingerido e não ganha o peso esperado, é preciso ficar atento. O refluxo não tratado, além do desconforto, pode trazer uma série de complicações respiratórias.

Em 80% dos casos, o refluxo tende a regredir a partir dos seis meses de vida, coincidindo com a introdução dos alimentos sólidos e a condição de uma postura corporal mais ereta.

Mas existem casos em que o refluxo pode persistir. Nas crianças mais velhas, por exemplo, os sintomas são azia, gosto ácido ou amargo na boca, vômitos, episódios de tosse, arrotos e dor ao engolir o alimento. O refluxo também pode estar associado a outras doenças como asma, tosse crônica, otite e sinusite de repetição.

Neste programa, vamos conversar com mães e especialistas sobre as causas, cuidados e tratamentos do refluxo.

refluxogeral

Convidadas: Elijane Jolanda, personal infantil de natação, mãe do Bruno (13) e do Cadu (1 ano e 10 meses); Larissa Fernandes, professora, mãe da Ana Alice (9) e do Raul (1 ano e 2 meses);  Karina Uzzo, advogada, mãe da Flora (9 meses).    

Especialistas: Dr. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein;  Dra. Ana Cristina Fontenele Soares, gastroenterologista pediátrica do Hospital Sabará/SP;  Dra. Marisa Bampa Thompson, nutricionista e nutróloga.

Na reportagem de Fernanda de Luca, como é a vida de quem tem refluxo na vida adulta. Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Marcelo Zanini.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Portal: www.papodemae.com.brFacebook: www.facebook.com/papodemaeoficial  Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae  Twitter: www.twitter.com/papodemaeInstagram: http://instagram.com/papodemaeoficial

mari e rogeral maes

especialistasmarisa

geralcriancas2

filha mae3bfilho elijane

filho larissafernanda e medico

marcelo2baba




Amamentação / AlimentaçãoDestaquesDicasBebêHome0 a 2 anosPós-partoSaúde