Papo de Mãe

19 de Novembro: Dia Internacional do Empreendorismo Feminino. Da ansiedade à realização: os desafios de empreender

Roberta Manreza Publicado em 19/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h59

Imagem 19 de Novembro: Dia Internacional do Empreendorismo Feminino. Da ansiedade à realização: os desafios de empreender
19 de novembro de 2016


foto-atualizada-erica

Por Erica Biondo*, 

Muitos são os motivos que nos levam a empreender. Seja qual for o seu motivo ou perfil, geralmente, inicia-se nesse “mundo” do empreendedorismo com alguma ansiedade, incertezas e com muita vontade de dar certo.

Várias mudanças ocorrem na vida de quem decide empreender. Muitas mudanças no comportamento conforme as etapas de desenvolvimento do negócio se sucedem. O poder de decisão concentra-se na figura do empreendedor, que estrutura e define todos os passos, desde conteúdo de divulgação, gestão de estratégias, compra, venda, parcerias, finanças, etc. Sem contar com tudo o mais, principalmente no caso da mulher (!).

Num cenário novo, com tantas possibilidades e, ao mesmo tempo, tantas incertezas, manter a motivação, essa força interna que conduz o empreendedor à realização de seus objetivos, nem sempre é uma missão tão fácil.

Vale lembrar que empreendedor sente medo, insegurança, fica desmotivado, triste, etc. Há uma crença que empreendedor tem superpoderes e nem sempre o próprio empreendedor se permite desabafar. Por isso, há uma taxa cada vez mais elevada de problemas cardíacos, depressão e síndrome do pânico, entre outros.

Há vários e competentes artigos, cursos, workshops, consultoria e profissionais que podem ajudá-la a organizar e estruturar seu negócio. Mas, lembre-se: quem está à frente é você e sua força e energia são essenciais para o sucesso do seu empreendimento. Como você está? Como estão as suas emoções? Quais os pontos fracos e desafios em seu comportamento e modo de pensar que podem bloquear seu sucesso ou dificultar as decisões?

Mapear as suas características pode ajudá-la a superar barreiras e dificuldades, assim como utilizar melhor seus talentos e pontos fortes para impulsionar seu negócio.

Quais as suas forças?

Siga as dicas da coach Ivete Costa – diretora da ATTITUDE Empreendedora: Liste o que você faz de melhor, suas habilidades e capacidades (a partir da sua observação e experiências passadas e na observação das pessoas que convivem com você). Quais dessas características e talentos você está precisando potencializar para dar força e diferencial ao seu negócio?

Quais as suas fraquezas?

Quais pensamentos e comportamentos te jogam para baixo? Quais habilidades de comportamento e gerenciamento você precisa desenvolver?

“Em sociedade empreendedora, os indivíduos enfrentam um enorme desafio, desafio este que precisam explorar como sendo oportunidade: a necessidade por aprendizado e reaprendizado continuados.” P. Drucker

Assim como você busca constante conhecimento e aprendizado para gestão da sua empresa, busque cuidar de você com o mesmo entusiasmo e dedicação.

Sabemos que o comportamento do empreendedor está intimamente ligado ao sucesso e a capacidade de superar conflitos, resolver problemas e estabelecer parcerias de sucesso.

Escolha um momento do dia para relaxar, aquietar por cinco minutos e observar sua respiração. Faça parte de grupos que promovam o autoconhecimento e oportunidade de compartilhamento. Busque terapia se reconhecer que está com excesso de tensão e insegurança. Divirta-se e pratique esporte ou algum hobby. Estabeleça um tempo nutritivo com as pessoas que ama. Dar e receber amor é revigorante!

É incontestável a importância do empreendedorismo quanto a sua contribuição social e econômica para o desenvolvimento de um país, pois traz novas perspectivas, identifica oportunidades e auxilia na inovação. As pessoas têm ideias, sonhos, aspirações, mas somente os empreendedores colocam em prática tudo isso.

“Seja motivada por um sonho ou para superar um momento difícil, por oportunidade ou necessidade, a verdade é que o Brasil constitui um verdadeiro exército de heróis, em função das condições que o nosso país oferece aos empreendedores em termos de legislação e linhas de crédito. O importante é ter coragem e persistência para colher os louros e os lucros da vitória. Seja por uma boa oportunidade ou mesmo uma grande necessidade.” F. Brito

Mais informações: http://bit.ly/2fgNvzr

*Erica Sarraf Fernandes Biondo possui bacharelado em Administração de Empresas pelas Faculdades Oswaldo Cruz e MBA em gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Trabalhou durante 15 anos nas áreas Administrativa e Financeira em grandes empresas. Mãe de Beatriz de 6 anos,  hoje é empreendedora, fundadora do site Repipiu, estudiosa e apaixonada pelas áreas de Marketing Digital. Embaixadora da Escola de Você onde aprende junto e auxilia a capacitação de outras empreendedoras. Atualmente também trabalha na elaboração e revisão técnica de material didático para editora ETB.

Assista ao Papo de Mãe sobre mães empreendedoras.




Desafios / DilemasDestaquesDicasDiversosFamíliaMãe / PaiPai/MãeHomeNotíciasTrabalho / Carreira