Papo de Mãe

Dificuldades de aprendizagem: o que você pode fazer para ajudar o seu filho

Roberta Manreza Publicado em 21/11/2016, às 00h00 - Atualizado às 13h53

Imagem Dificuldades de aprendizagem: o que você pode fazer para ajudar o seu filho
21 de novembro de 2016


Seu filho estuda, estuda, mas tem coisa que ele não consegue aprender? Não é fácil para os pais quando eles são chamados na escola e informados que o filho está indo mal, que não consegue acompanhar o ritmo da classe. Mas isso é mais comum do que se imagina. As dificuldades de aprendizagem são encontradas em aproximadamente 15% da população escolar. Saiba o que você pode fazer.

Por Clarissa Meyer – Portal Papo de Mãe

dificuldade de aprendizado1

O termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje, na maioria das vezes, é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, e que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.

Conheça algumas histórias

Adriane é mãe de Juliana, 9 anos. Ela descobriu recentemente que a filha tem dificuldades no processamento auditivo central. Segundo a mãe, as pessoas confundem a dificuldade de concentração da menina com preguiça e desatenção proposital.

O filho de Lilian, Lucas, 8 anos, ia muito mal em todas as matérias. Em janeiro deste ano, ele entrou no Kumon e passou a ter aulas extras de português. O resultado veio em menos de dois meses. Com ajuda dos reforços, o menino obteve melhoras significativas no desempenho escolar.

A filha mais velha de Cassiana, Giovana, 11 anos, lê muito pouco e não consegue interpretar satisfatoriamente os textos. Ela também não consegue resolver problemas matemáticos, apesar de sempre ter feito aulas de reforço. Atualmente, a menina também faz esportes e robótica.

Especialistas orientam

Confira as dicas das especialistas: Maria Irene Maluf, psicopedagoga;  Gislaine Gil, neuropsicóloga; e Lara Loureiro Weizel Chiminazzo, psicomotricista.

E mais!

Reportagem exclusiva sobre a técnica japonesa criada no século passado, que tem ajudado estudantes de várias partes do mundo.

O professor de inglês e escritor Dave Lowe, autor dos livros “Meu hamster é um gênio” e “Meu hamster é um astronauta”, em depoimento exclusivo para o Papo de Mãe, ensina como despertar o interesse da garotada pela leitura.

Assista agora ao Papo de Mãe sobre Dificuldades de Aprendizagem:

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza

Portal: www.papodemae.com.br

Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial

Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae

Twitter: www.twitter.com/papodemae

Instagram: http://instagram.com/papodemaeoficial

Youtube: www.youtube.com/papodemae

Leia também:




DestaquesDiversosEducaçãoHomeNotícias3 a 8 anos9 a 12 anos