Papo de Mãe

Pensando em engravidar? Confira algumas dicas

Roberta Manreza Publicado em 25/03/2017, às 00h00

Imagem Pensando em engravidar? Confira algumas dicas
25 de março de 2017


Por Dr. Gustavo de Paula Pereira*, tocoginecologista

A gestação é um momento repleto de mudanças na vida e no corpo da mulher, por isso, ao decidir ficar grávida ou no momento em que a gravidez é descoberta, o ideal é começar um acompanhamento médico.

De acordo com o ginecologista e obstetra de São Paulo, Dr. Gustavo de Paula Pereira, o primeiro passo que você deve seguir após a decisão de engravidar é conversar com o seu ginecologista. “É recomendável que se faça uma avaliação clínica-ginecológica completa, baseada em consulta e exame físico detalhado, geralmente associados a alguns exames complementares. Em especial, deve-se pesquisar e iniciar o tratamento das principais doenças que podem acometer a gestante e o feto. Quanto mais saudável a mulher estiver antes de engravidar, mais saudável tende a ser sua gestação”, complementa o especialista.

Após feitos todos os exames, é indicado que a futura mamãe invista em uma alimentação saudável e na suplementação de alguns nutrientes, em especial, o ácido fólico, que ajuda na prevenção dos defeitos do fechamento do tubo neural fetal, como a mielomeningocele. Sua suplementação deve se iniciar 3 meses antes da concepção e continuar até o final do primeiro trimestre da gestação. “Se você planeja engravidar em breve, converse com seu ginecologista para que ele oriente quando começar a reposição”, ressalta o médico.

Após a confirmação da gravidez, é importante fazer um bom pré-natal, comparecer a todas as consultas médicas, manter uma alimentação equilibrada, realizar atividades físicas e nunca usar qualquer medicação sem a orientação do seu médico.  “Sempre que tiver qualquer dúvida, pergunte a seu médico. A gestação não é doença, mas é essencial se cuidar para garantir que tudo corra bem nesse momento tão especial na vida da mulher”, finaliza o especialista.

*Dr. Gustavo de Paula Pereira é médico Tocoginecologista; Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM/UNICAMP. Fez residência Médica em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM/UNICAMP. Tem especialização em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM/UNICAMP; Mestrado em Ciências na área de Obstetrícia e Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.  

facebook.com/drgustavopereiragineco/

Papo de Mãe recomenda:




ColunistasDiversosHomeTentando Engravidar