Papo de Mãe

4ª Semana Mundial das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito. O mundo todo se unirá para reduzir a velocidade e salvar vidas

Roberta Manreza Publicado em 09/05/2017, às 00h00

Imagem 4ª Semana Mundial das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito. O mundo todo se unirá para reduzir a velocidade e salvar vidas
9 de maio de 2017


Por Criança Segura*, 
Criança Segura realiza ações para a 4ª Semana Mundial das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito. Este ano, o tema prioritário da campanha é a redução da velocidade em vias urbana; a recomendação da OMS é que o limite máximo seja de 50 km/h
Entre os dias 8 e 14 de maio, acontece a “4ª Semana Mundial das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito”, que tem o objetivo de aumentar a consciência global sobre os acidentes de trânsito, centrando-se em temas específicos. Este ano, o tema escolhido como mote da campanha é “Slow down” ou “Reduza a velocidade”.
A velocidade é uma questão central para se evitar lesões e mortes no trânsito, pois quanto maior a velocidade do veículo, maior o risco de lesões mais graves e de mortes em caso de acidentes.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os governos adotem limite máximo de velocidade inferiores ou iguais a 50 km/h em vias urbanas e de 30 km/h em áreas escolares. Estudos comprovam que, ao ser atropelado, o risco de morte de um pedestre é de 20% quando o veículo está transitando a 50 km/h e de 60% quando a 80 km/h (confira mais informações no infográfico produzido pela OMS).
Para marcar a data, a Criança Segura, em conjunto com alguns parceiros, irá realizar diversas ações para alertar a população sobre a importância da redução da velocidade em vias urbanas para salvar vidas. As ações serão realizadas em São Paulo, Guarulhos e no interior do estado.
A organização convida, ainda, todos os interessados na segurança das crianças no trânsito a participarem desse movimento. Para isso, disponibiliza gratuitamente alguns materiais que podem ser usados pelos interessados em desenvolverem atividades de mobilização em suas comunidades para chamar atenção para o tema. Veja aqui os materiais.
Dados sobre acidentes de trânsito com crianças no Brasil
No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos. Em 2014, 4.319 meninos e meninas dessa faixa etária morreram em decorrência de algum tipo de acidente, segundo dados do Ministério da Saúde.
Desse total, a principal causa de óbitos foram os acidentes de trânsito, responsáveis por 39% (1.654 casos) das mortes por motivos acidentais no país.
Dentre os acidentes de trânsito, os mais letais para as crianças são, respectivamente: acidentes de carro (34%), com pedestres (29%), moto (11%) e bicicleta.
A Criança Segura
*A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.
Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas – incentivo ao debate e participação nas discussões sobre leis ligadas à criança, objetivando inserir a causa na agenda e orçamento público; Comunicação – geração de informação e desenvolvimento de campanhas de mídia para alertar e conscientizar a sociedade sobre a causa e Mobilização – cursos à distância, oficinas presenciais e sistematização de conteúdos para potenciais multiplicadores, como profissionais de educação, saúde, trânsito e outros ligados à infância, promovendo a adoção de comportamentos seguros.
http://www.criancasegura.org.br



DestaquesHome