Papo de Mãe

Receitas saudáveis para a Festa Junina 

Roberta Manreza Publicado em 12/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h19

Imagem Receitas saudáveis para a Festa Junina 
12 de junho de 2017


Por Pequeno Gourmet*, 

Quadrilha, barracas típicas, bandeirinhas, músicas e brincadeiras. Afinal, quem não adora as festas juninas?! O Pequeno Gourmet gosta bastantee como nossa filosofia é unir diversão e papá saudável, preparamos duas receitas para um arraial em casa. As crianças irão amar – e os adultos também!

É importante lembrar que as comemorações juninas, assim como as festas infantis, podem ser verdadeiras armadilhas para a alimentação das crianças, pois a maioria das comidas típicas é preparada com grande quantidade de açúcar, óleo e até mesmo corantes. Camila Verdeja, fundadora do Pequeno Gourmet e mãe do Santiago,​ 4 anos, ​diz que existem outras dicas para os pais conseguirem driblar as opções não consideram adequadas. Até o Santiago completar dois anos, dizíamos que os docinhos das festas faziam parte da decoração. Tenho o hábitode dar comida para ele antes de sair de casa ou então, levo uma lancheira com opções saudáveis, caso nã​tenha na festa. Eu sei que ele vai querer comer doces e eventualmente come, mas procuro não incentivar”, afirma Camila. 

Preparados? É hora de colocar a mão na massa! Confira:

Creminho de Milho 

Prep: 15 min

Rendimento: 3 porções

Ingredientes

3 xícaras (chá) de caldo de frango

5 xícaras (chá) de milho

2 xícaras (chá) de leite

1 cebola picada

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sobremesa) de manteiga

Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo 

Cozinhe o milho no caldo de frango. Escorra e reserve. Numa panela funda, refogue a cebola no azeite com a manteiga. Acrescente o milho já cozido e mexa. Coloque o leite e deixe cozinhar até ferver. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Separe uma xícara de milho e o resto bata no liquidificador ou no mixer. Volte tudo para panela e aqueça novamente. Você pode servir o creme de milho de várias maneiras: sozinho, com queijo ralado por cima (se seu filho tiver mais de 1 ano), com molho ao pestomolho à bolonhesa ou milho refogado com pimentões coloridos. 

Mini cuscuz do Pequeno Gourmet

Prep: 35 min 

Rendimento: 10 a 12 mini unidades

Ingredientes

1 lata de sardinha 

1/4 xícara (chá) de azeitona sem caroço

1/2 xícara (chá) de ervilha fresca 

2 xícaras (chá) de caldo de legumes

1 ovo cozido picado

1 cebola picada

1 dente de alho amassado

1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva

1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho amarela em flocos

1/4 xícara (chá) de tomate pelado

2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha

Sal e pimenta do reino a gosto

Ovinhos de codorna para decorar

Forminhas 

Modo de Preparo 

Numa panela refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque a sardinha, a ervilha e a azeitona. Mexa devagar em fogo baixo para refogar. Agora é a vez de pôr o caldo de legumes. Quando ele estiver aquecido, comece a despejar a farinha de milho aos poucos, sem parar de mexer. Assim que a massa do cuscuz tomar consistência coloque o ovo picadinho, a salsinha e a cebolinha e misture tudo. Quando começar a desgrudar da panela desligue o fogo. Unte as forminhas com um pouco de azeite e coloque o cuscuz pressionando com a ajuda de colher de chá. Espere esfriar e desenforme na hora de servir. Descasque e corte os ovinhos de codorna em rodelas e ponha por cima dos mini cuscuz. Se você não for servir na hora, cubra com plástico filme para não ressecar e deixe na geladeira. 

*Pequeno Gourmet

A economista e influenciadora digital Camila Verdeja, 37 anos, foi uma criança com paladar muito seletivo, mas ao ficar grávida de Santiago, hoje com 4 anos, resolveu que o menino não seria como ela e investiu na formação do paladar do filho. Após perceber que suas escolhas estavam dando certo, surgiu a ideia de compartilhar suas dicas e experiências com outros pais. Assim, ela criou o www.pequenogourmet.com.br, um site que apresenta receitas, notícias, estudos e muito mais sobre alimentação infantil saudável e que conta uma média de 63 mil acessos e 36 mil visitantes/mêúnicos, tendo 198 mil seguidores no Facebook.




AlimentaçãoAmamentação / AlimentaçãoDicasHome0 a 2 anos3 a 8 anos