Papo de Mãe

Qual o melhor momento de ter o segundo filho

Roberta Manreza Publicado em 09/02/2018, às 00h00

Imagem Qual o melhor momento de ter o segundo filho
9 de fevereiro de 2018


Por Dr. Élvio Floresti Junior,  ginecologista e obstetra

Especialista esclarece as dúvidas para quem quer engravidar de novo
Após a primeira gravidez, escolher a hora certa de ser mãe novamente é uma indecisão que paira entre a mente e o coração das mulheres. Saber se seu corpo está preparado para uma nova gestação é o principal motivo.

Com os recentes casos da atriz Thaís Fersoza e a modelo Andressa Suita, que decidiram ser mamães do segundo filho num prazo curto à primeira gravidez, as dúvidas afloraram sobre como o organismo da mulher reage a essa gestação precoce.

Para o ginecologista e obstetra Dr. Élvio Floresti Junior o melhor é esperar até o corpo se recuperar do primeiro parto “O organismo da mulher passa por transformações durante a gravidez e ao dar à luz, deve se levar em consideração um intervalo de tempo de pelo menos um ano entre uma gestação e outra”.

“Quando o óvulo fecunda, o organismo da mulher passa por modificações para conseguir nutrir o feto que está crescendo. Durante os 9 meses, o bebê sempre será prioridade do organismo materno” afirma Dr. Élvio Floresti Junior. Ao dar à luz, a mulher passa por um período chamado de puerpério, que é referente ao tempo necessário para o organismo se normalizar, esse momento deve ser respeitado, conclui o especialista.

Outro fator importante é se o primeiro parto foi cesariana ou normal, pois existe o risco de rompimento uterino durante a nova gestação, principalmente quando a mulher tem problemas de má cicatrização. “É sempre válido realizar exames durante o período gestacional e acompanhar se a cicatrização está sendo feita de modo correto pelo organismo. Para evitar problemas na gestação atual.” Influenciando assim, no tipo de parto que terá o segundo filho.

Mulheres depois dos 35 anos

Existe uma resistência maior de mulheres após os 35 anos esperarem para ter o segundo bebê, por causa da idade considerada avançada para gestação. “A partir dos 35 anos a gestação requer cuidados redobrados, para evitar as síndromes provocadas por alterações cromossômicas” alerta Dr. Élvio Floresti Junior. Contudo, é recomendado esperar o período de um ano para a nova gestação.

É importante salientar, que independentemente da idade da mulher e de quantas gravides teve ou pretende ter, ela precisa fazer os exames de pré-natal para ter a gestação segura para ela e para o bebê.

*Dr. Élvio Floresti Junior é ginecologista e obstetra formado pela Escola Paulista de Medicina desde 1984. Possui título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e título de especialista em colposcopia. Além disso é especializado em histerectomia vaginal sem prolapso uterino sem necessidade de corte abdominal e está atualizado com as últimas técnicas cirúrgicas como sling vaginal Realiza pré-natal especializado e atua em gestações de alto risco.



DicasHomeGravidez