Papo de Mãe

O ócio criativo na infância

Quantas vezes você sentiu culpa por não brincar com seu pequeno? Sem culpa! O ócio também tem sua importância pedagógica cognitiva para as crianças.

Roberta Manreza Publicado em 09/10/2018, às 00h00 - Atualizado em 10/10/2018, às 11h10

Imagem O ócio criativo na infância
9 de outubro de 2018


Por Camila Queres*, educadora infantil

Educadora infantil dá dicas para tornar o “não fazer nada” em momentos mais produtivos

Quantas vezes você sentiu culpa por não brincar com seu pequeno? Sem culpa! O ócio também tem sua importância pedagógica cognitiva para as crianças. A educadora infantil Camila Queres, do canal CriaMinha, fala um pouco sobre o tema e dá algumas dicas para tornar esses momentos mais calmos, produtivos e pedagógicos:

-Você não precisa entreter o seu filho o tempo todo. O período que ele está sem fazer nada, é quando ele explora as habilidades criativas, a linguagem oral e as próprias preferências. É um momento de autoconhecimento.

-Combine seu horário de ócio com do seu pequeno. Nem sempre a gente está a fim de contar uma história, pular, correr, de brincar de massinha etc. Esses momentos são importantes tanto para você quanto para ele.

-Nada de ser pai helicóptero, de ficar sobrevoando e dando instrução o tempo inteiro. Na hora da brincadeira autônoma, deixe seu filho livre, sem coordenadas. É importante que ele tome a própria decisão e aprenda a descobrir suas preferências.

-Nada de TV e de outros eletrônicos como Ipad e celular. A ideia é que esse tempo de ócio não tenha a interferência de eletrônicos para que seja mais criativo e proveitoso para a criança.

-Crie na sua casa um verdadeiro baú do tesouro. O que é um baú do tesouro? Um espaço onde você tem brinquedos não estruturados, objetos cotidianos que vão servir de ferramenta para construção de histórias, como exemplos a panela que vira o chapéu de pirata, a colher que vai virar a farinha de condão, entre outros. São objetos que vão ser ressignificados e ajudar seu filho a explorar o faz de conta.

*Camila Queres – Idealizadora do berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil , a educadora infantil Camila Queres trabalha há mais de 15 anos na área de educação. É formada em Letras pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e tem pós-graduação em Gestão e Educação. Entre os colégios que atuou estão a Escola Britânica do Rio de Janeiro e a Chapel School, em São Paulo. Hoje, além de comandar o berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil, faz a gestão do berçário corporativo da Unilever. Também é mãe de Bento (2 anos) e de Joaquim (1 ano).



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