Papo de Mãe

Meditação infantil para lidar com as emoções na Copa

Controlar as emoções já não é um trabalho fácil para os adultos e se torna ainda mais complicado para as crianças. A prática da meditação pode ser um aliado para lidar com situações de forte conteúdo emocional.

Roberta Manreza Publicado em 20/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h36

Imagem Meditação infantil para lidar com as emoções na Copa
20 de junho de 2018


Por Daniela Degani*, fundadora do projeto MindKids**

Controlar as emoções já não é um trabalho fácil para os adultos e se torna ainda mais complicado para as crianças. A prática da meditação pode ser um aliado para lidar com situações de forte conteúdo emocional

No último domingo, a seleção de brasileira estreou na maior competição futebolística do mundo com um resultado que deixou muitas pessoas apreensivas: um empate, no lugar da tão esperada vitória. Se lidar com essas emoções é difícil para adultos, que já acompanharam diversas competições ao longo da vida, é ainda mais complicado para as crianças, que muitas vezes não conseguem administrar as altas expectativas.

Aconteceu também em 2014, quando muitos pequenos que pintaram ruas e vestiram a camisa da seleção tiveram um forte choque nas semifinais, quando o Brasil foi derrotado pela Alemanha pelo placar de 7×1. Para aprender a administrar essas emoções, tanto para acompanhar os jogos que virão (o próximo acontece já nesta sexta-feira, 22), quanto em diversos outros momentos da vida, a prática de mindfulness pode ser útil, não apenas para adultos, mas também para as crianças e adolescentes.

Estudos mostram que a meditação ajuda na redução do estresse em situações demandantes. “É bastante importante ensinar para os pequenos o quanto muitas das emoções vividas em situações como uma partida de futebol podem mexer com eles e com as pessoas ao seu redor. A prática meditativa ajuda-os a conhecer melhor seus sentimentos, saber técnicas para se acalmar quando assim desejarem, além de lidar melhor com possíveis frustrações”, conta Daniela Degani, fundadora do projeto MindKids, que leva a prática da meditação para escolas públicas e privadas, além de ensinar a técnica para professores e pais em cursos e workshops.

Muito do que se ensina por meio da meditação introduzida pela MindKids, tem tido resultados visíveis dentro das salas de aula e também na casa das crianças. “Há depoimentos de pais que buscaram conhecer mais da meditação devido ao novo comportamento dos filhos após as aulas”, conta Daniela, que também tem três filhos.

Confira algumas técnicas que poderão ajudar os pequenos a aprender a torcer pela nossa seleção, sem esquecer que o importante mesmo é aproveitar o momento de alegria e descontração que só o futebol permite:

Cantinho da meditação – Uma dica interessante é escolher um lugar da casa para ser o “cantinho da meditação”. Não precisa de velas, incenso, nada disso. Apenas um espaço em que as crianças se sintam bem, onde seja possível sentar no chão sobre uma almofada. Usar o mesmo “cantinho” para a prática da meditação ajuda a criar o hábito.

Conectando com o coração – Antes de fazer as práticas com as crianças, tome uns minutos para inspirar e expirar profundamente algumas vezes, para ir relaxando corpo e mente. Faça um trato consigo de deixar as preocupações, e-mails, listas de coisas a fazer para 15 minutos mais tarde e conecte-se com sua motivação para meditar com a criança: “gostaria que ele pudesse se acalmar” ou “gostaria que ele sentisse o silêncio” ou “gostaria que ele desenvolvesse a capacidade de concentração” – seja qual for seu motivo, cultive uma boa intenção, sem expectativas, de coração aberto.

Aquecendo: explicação e postura

Meditação é assim – Crianças bem pequenas podem entender os conceitos básicos da meditação, se explicados de maneira breve, com carinho e simplicidade. Algumas sugestões:

– A meditação ajuda a gente a prestar atenção no que está acontecendo agora

– Também pode nos ajudar a acalmar quando estamos nervosos ou agitados

– Ajuda a sermos mais felizes e ter melhor desempenho na escola e nos esportes.

Posição de meditar – Uma postura bem bacana para fazer as atividades de meditação é sentados de “indiozinho”, sobre o chão ou uma almofada, com a coluna reta e mãos sobre os joelhos. Sente-se você na postura, confortavelmente, sem estresse, e convide a criança a sentar-se na “posição de meditar” também. Nas primeiras vezes, é normal que os pequenos se mexam muito. Não se preocupe – seja você o exemplo, ao deixar seu corpo repousar calmo e relaxado. Com o tempo, as crianças vão relaxando também.

Viu como é fácil a preparação? Agora vamos ver algumas técnicas apropriadas para cada idade. E a chave aqui é o LÚDICO. Como diz a grande referência neste campo, Susan Kaiser Greenland, autora do livro “Meditação em Ação para Crianças”: a prática tem que ser simples, breve, divertida e bem-humorada! Então vamos lá! Abaixo 3 atividades para ensinar aos pequenos:

1. Meditação da mão: coloque a mão esquerda na sua frente, com a palma da mão virada para a frente. Com o indicador da mão direita vá subindo e descendo cada dedo da mão esquerda. Quando o dedo direito se movimenta e “sobe” cada um dos dedos da mão esquerda, inspiramos. Quando o dedo direito baixa, expiramos. Oriente a criança para prestar muita atenção nos movimentos do dedo direito subindo e descendo os dedos da mão esquerda, nas sensações que isso traz e em sua respiração.

2. Cachoeira de luz: diga à criança imaginar uma estrela muito brilhante e luminosa no céu. Imagine essa luz da estrela descendo e tocando o topo da sua cabeça. E como se fosse uma cachoeira de luz, essa luz vai descendo tocando cabeça, rosto, pescoço, ombros, peito, braços, barriga, pernas e pés. Por onde essa luz passa, vai relaxando nosso corpo, parte por parte, levando ao chão toda agitação, cansaço e estresse.

3. Vamos colocar o “boneco/bicho de pelúcia/Super-Homem” para dormir? Essa prática é boa para fazer a noite, antes da hora de dormir. Deite a criança com seu personagem favorito sobre sua barriga e diga a ela para “niná-lo” com os movimentos de sua respiração. Podemos explicar que respirações profundas ajudam a gente a diminuir a agitação e ter um sono tranquilo.

*Sobre Daniela Degani

Daniela Degani é idealizadora da MindKids. Formada em Administração de Empresas pela USP, pós-graduada em Comunicação pela ESPM, atuou muitos anos em empresas como Unilever, Microsoft e Mead Johnson Nutrition. Praticante de meditação desde 2012, medita com crianças há mais de 3 anos, sendo treinada em Mindfulness para Crianças e Adolescentes pela Mindful Schools/EUA. É colunista do portal bora.ai do Estadão para temas relacionados à meditação infantil. Busca constantemente aprimoramento de sua prática, técnicas e conhecimento da área, tendo participado da conferência Bridging the Hearts & Minds of Youth de 2017, em San Diego, e é parte do programa de certificação da Mindful Schools, Class of 2018. Participa também do programa do Mindfulness Training Institute na Inglaterra, voltado ao estudo e aprofundamento do ensino de Mindfulness em ambientes seculares.

**Sobre a MindKids

MindKids é um projeto liderado e idealizado por Daniela Degani, que tem como missão levar a prática da meditação para ambientes nos quais as crianças e jovens possam aprender e compreender a importância dessa prática milenar. Com mais de 750 mil crianças e adolescentes já tendo realizado a prática nos EUA e outros países do mundo, de acordo com a Mindful Schools, a intenção é que os pequenos brasileiros possam também desfrutar do método, juntamente com seus pais e professores, com participação e engajamento fundamentais para transformar este hábito em algo que possa desenvolver habilidades para a vida como capacidade de foco, concentração, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. Hoje o projeto já impactou mais de 800 crianças, pais e professores no País.

www.mindkids.net



ComportamentoDicasHome3 a 8 anos9 a 12 anosAdolescenteCriançaSaúde