Papo de Mãe

Seja real com seu filho e não uma tentativa de herói

Ambos especialistas concordam que é fundamental no processo de educação deixar o nada chegar, encarar o tédio e aprender a criar coisas. Isso também é resiliência. Os pais devem se orgulhar do que estão sendo capazes.

Roberta Manreza Publicado em 10/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h02

Imagem Seja real com seu filho e não uma tentativa de herói
10 de junho de 2020


Getty Images

Por Renata Malheiros para o site da TV Cultura, 

https://tvcultura.com.br

Encontro digital abordou a importância da resiliência nesse momento delicado e os passos para começar a pensar em qualquer plano pós-pandemia

Para o pediatra Leonardo Posternak partir dessa premissa ajuda, e muito, na boa relação dentro de casa.

Nesta segunda-feira (8), a vida das famílias na quarentena foi destaque em mais um Encontros Digitais Cultura, mediado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza. Dessa vez, o tema foi a importância da resiliência nesse momento delicado e os passos para começar a pensar em qualquer plano pós-pandemia.

Para o psicólogo Tiago Tamborini, especialista em comportamento de crianças e adolescentes, muitas coisas boas estão acontecendo: “Uma delas, das mais positivas, é enxergar que não precisamos de consumo, não precisamos ocupar nosso tempo o tempo todo para ser feliz”. O especialista diz ainda que isso tem ajudado os pais a mostrar os limites porque agora estamos todos com muitas restrições. “Essa é uma ótima oportunidade de mostrar sua fragilidade como pai ou mãe. Ajude seu filho sendo menos super-herói”, completou o pediatra Leonardo Posternak reforçando que a criança não nasceu pra ser feliz o tempo todo.

Ambos especialistas concordam que é fundamental no processo de educação deixar o nada chegar, encarar o tédio e aprender a criar coisas. Isso também é resiliência. Os pais devem se orgulhar do que estão sendo capazes.

Para os adolescentes, que tem sido um grupo de muita preocupação dos pais, um recado de Tamborini: “Eu sei que vocês tem uma sensação de urgência de que a vida precisa ser agora, isso é lindo. Mas o momento ensina que a vida é feita de ciclos, momentos de dizer ‘sim’ e outros ‘não’. Esse isolamento parece ser longo, mas vai ser muito curto pensando na sua vida como um todo”. Na verdade essa frase do especialista serve também para todos nós, vale a reflexão.

A entrevista completa você encontra no canal do YouTube da TV Cultura.


Na próxima segunda-feira (15), às 16h, tem mais um Encontros Digitais Cultura para falar sobre as famílias nesse tempo de quarentena.



DicasHome