Enfermeiros: os verdadeiros heróis da pandemia

Getty Images
Getty Images
A dura rotina dos trabalhadores da linha de frente e os rumos da pandemia no Brasil foram assuntos do Encontros Digitais Cultura desta segunda, 29. Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do Papo de Mãe, mediaram a conversa com o oncologista e escritor Drauzio Varella e a pediatra Eloisa Corrêa de Souza.

“Os médicos são fundamentais nessa batalha, arriscam sua própria vida e dos seus familiares por causa do trabalho. Mas na rotina de hospital quem de fato cuida de cada minuto dos pacientes é a equipe de enfermagem. São eles junto com os fisioterapeutas e os profissionais da limpeza que garantem o cuidado das pessoas. Esses são os verdadeiros heróis dessa pandemia”, garante Drauzio.

Para a pediatra Eloisa Corrêa de Souza, que foi infectada pela doença durante o trabalho, complementa dizendo que a grande homenagem que as pessoas podem fazer a esses trabalhadores é simples: “Usar máscara, evitar aglomerações. Cuidar de si e assim cuidar do outro”. A pediatra diz que teve bastante medo durante o tratamento, mas que seguiu todos os cuidados e agora já está bem. “São muitos aprendizados para nós todos, médicos e pacientes. Vamos nos adaptar ao que temos e fazer diferente conforme os rumos da pandemia. Ninguém sabe ainda…”.

A especialista faz um alerta aos pais sobre o cuidado com os filhos nesse momento: “Existe uma inflamação séria em crianças e adolescentes associada à Covid-19. Algumas crianças se curam, mas um mês depois desenvolvem uma doença grave”, alerta a pediatra sobre a Síndrome Pediátrica Inflamatória Multissistêmica. Os sintomas são febre persistente, inflamação e mau funcionamento de órgãos como rins.

Sobre expectativas da doença no Brasil, Drauzio diz que estamos agindo como bombeiros, correndo para apagar os incêndios. “Não sabemos onde vai chegar e em quanto vai chegar. O Brasil é o primeiro país com muita desigualdade social a viver a pandemia. Muito difícil, mas seguimos em frente”.

A entrevista completa você encontra no canal do YouTube da TV Cultura:

Na próxima segunda-feira (6), às 16h, tem mais um Encontros Digitais Cultura, dessa vez falando sobre as relações familiares em meio a pandemia. Como convidados teremos o apresentador Marcos Mion e a psicóloga Natércia Tiba.