Amor nos tempos do coronavírus

Getty Images
Getty Images
Como dizem por aí, agora mais do que nunca é preciso ter muito diálogo, respeito e parceria para que a superconvivência trazida pelo isolamento social não acabe de vez com as relações amorosas. “Eu vi de tudo no consultório nestes últimos tempos. Tem casal que se uniu mais, outros que se separaram de vez. Sem a pandemia os relacionamentos estavam de certa forma ‘disfarçados’, porque as pessoas se encontravam menos, tinham sempre coisas fora. Agora é a hora da verdade. É a hora de perguntar ‘o que há entre nós mesmo?’”, explicou o psicólogo Ailton Amélio durante o Encontros Digitais Cultura mediado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do programa Papo de Mãe.

Juntos há mais de 15 anos, a cantora Luciana Mello e o fotógrafo Ike Levy participaram da live e contaram que é preciso mesmo muita vontade de ficar junto para se reinventar e seguir junto. “A gente já fez todas as DRs (popularmente conhecidas como discussões de relacionamento) possíveis antes da pandemia. Quando começou o isolamento já estávamos numa fase boa como casal. Sempre fomos parceiros, e quando se tem os mesmos valores, ajuda muito”, contou Luciana, que é mãe de Nina, de 11 anos, e Tony, de 6.

O essencial olhos nos olhos, ouvir o que o outro tem a dizer e se abrir para conversas, muitas conversas, são algumas das dicas do especialista: “E, já que neste momento não temos espaço para sentir saudade, sentir a falta do parceiro, é importante respeitar o tempo e o espaço do outro”.

Mas esse momento também pode servir para resgatar o romance. “Ver série juntos, ler juntos, lembrar do tempo do namoro e dividir as tarefas da rotina ajudam muito na relação”, completou Ike. “E falar o que está sentindo. Uma boa conversa muda o mundo”, finalizou Luciana.

A entrevista completa está no canal do YouTube da TV Cultura.

Na próxima segunda-feira (3), às 16h, tem mais uma live com um tema muito especial: a felicidade. Para falar sobre o assunto, Monja Coen e o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella.