Papo de Mãe

PRIMEIROS SOCORROS – O que é importante saber ?

pmadmin Publicado em 18/04/2011, às 00h00 - Atualizado em 03/10/2014, às 15h56

Imagem PRIMEIROS SOCORROS – O que é importante saber ?
18 de abril de 2011


• Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 137 mil sãos hospitalizadas vítimas de acidentes no país.

• A sufocação, ou obstrução das vias aéreas, é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de bebês até 1 ano de idade. Já as quedas representam a principal causa de internação entre os acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos.

• Afogamentos são um risco para todos, sendo a segunda causa de morte e a oitava de hospitalização na faixa etária de 1 a 14 anos. Outros acidentes graves são causados por intoxicação (que atinge mais crianças de 1 a 4 anos) e  queimaduras.

• No SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde, o socorro é feito após chamada para o telefone 192. A ligação é gratuita. O SAMU existe em todos os estados brasileiros com ambulâncias, motolâncias e até ambulanchas. As lanchas que prestam socorro estão presentes em Manaus, Porto Velho, Macapá, Belém e Rio de Janeiro.

• Para evitar casos de intoxicação, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quer padronizar os rótulos de produtos de limpeza como desinfetante, água sanitária, detergente e inseticida. A proposta é colocar na embalagem informações inclusive sobre primeiros socorros em caso de intoxicação.

• Em caso de ingestão acidental de substâncias tóxicas, não provoque vômito ou ofereça nada sem orientação. Ligue imediatamente para o CEATOX – 0800 0148110. Tenha em mãos as seguintes informações: idade e peso do paciente; como foi o contato com o produto; há quanto tempo foi a exposição; os sintomas que o paciente está apresentando; informações sobre o produto (tenha a embalagem em mãos); um número de telefone para contato. Aguarde as instruções e as siga corretamente.

• Em caso de qualquer acidente, permaneça calmo(a) e ligue imediatamente para os serviços de resgate: SAMU – 192 , e Corpo de Bombeiros – 193.

• A ONG Criança Segura oferece cursos online sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes. Mais informações no site http://www.criancasegura.org.br/. O site reúne ainda dicas sobre prevenção de acidentes, entre eles: afogamento, armas de fogo, atropelamentos, bicicletas e afins, brinquedos, carros, cuidados com o bebê, envenenamento, esportes, parquinhos, quedas, queimaduras, sufocação engasgamento e no transporte escolar. Clique aqui e acesse diretamente a página de dicas.

Dica: Papo de Mãe – Primeiros Socorros




Saúde