20 de junho – Dia Mundial do Refugiado

Neste Papo de Mãe, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem mães refugiadas

Portal Papo de Mãe

Você já deve ter ouvido que o Brasil recebe pessoas refugiadas de outros países, que vem para cá fugindo de regiões em guerra ou de outros problemas que coloquem em risco a vida deles no lugar de origem.

Mas ao contrário do que possa parecer, os refugiados não são fugitivos ou foragidos da justiça, nem estão no Brasil de forma ilegal.

Segundo o Ministério da Justiça, o refúgio pode ser solicitado por qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a grupo social específico, e também por aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos.

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados, CONARE , o Brasil acolhe hoje mais de 8 mil pessoas de aproximadamente 80 nacionalidades. São pais, filhos, famílias inteiras que vem da Colômbia, da Síria, da Costa do Marfim e de muitas outras partes do mundo.

Mas afinal, quem são essas pessoas, que motivos levaram a deixar o país de origem e como passa a ser a vida delas por aqui?

Neste programa, vamos conhecer a histórias da Janey, mãe da Yakelin (18) e da Angel (2); da Anne, mãe da Raíssa (13) e da Eliana (2); da Astu, mãe da Mame Sophie (2) e da Mame Diarra (2 meses); e da Ghazal, mãe do Riad (13); da Yara (10) e Sarah (20 dias).

Especialistas: Larissa Leite, advogada, coordenadora de Relações Externas da Cáritas Brasileira; Pe. Paolo Parise, coordenadore da Missão Paz da Casa do Migrante; Ana Cláudia Madaleno,  diretora de Relações Institucionais da ADUS – Instituto de Reintegração do Refugiado.

Na reportagem de Fernanda de Luca, vamos conhecer um pouco a rotina desses refugiados. Letícia Bragaglia conversa com o povo pelas ruas de São Paulo e mostra o depoimento emocionante de um pai que ainda não conseguiu trazer a família para o Brasil.

ASSISTA AGORA!

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

Portal: www.papodemae.com.br

Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial

Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae

Twitter: www.twitter.com/papodemae

Instagram: http://instagram.com/papodemaeoficial

Youtube: www.youtube.com/papodemae

Leia também: 


Tags: , , , ,