Papo de Mãe

Doda divide cavalo com a ex-mulher Athina Onassis e garante participação na Olímpiada. Saiba como ficam os animais na separação.

Roberta Manreza Publicado em 19/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 22h00

Imagem Doda divide cavalo com a ex-mulher Athina Onassis e garante participação na Olímpiada. Saiba como ficam os animais na separação.
19 de agosto de 2016


Por Roberta Manreza – Portal Papo de Mãe

AFP PHOTO / John MACDOUGALL

A irregularidade de Doda Miranda e Pedro Veniss impediu que os dois cavaleiros brasileiros chegassem ao pódio olímpico do hipismo tanto na prova por equipes, na quarta-feira, quanto no individual, nesta última sexta-feira. De qualquer forma, esse é o melhor resultado de Doda em grandes competições em provas individuais. Dono de duas medalhas olímpicas por equipes, ele foi oitavo colocado em Atlanta, em 1996, e 12.º em Londres. Em Mundiais, seu melhor resultado é uma nona posição.

Doda, de 43 anos, disse que a Olímpiada no Rio de Janeiro ajudou a superar o divórcio no fim do ano passado com Athina Onassis, única neta e herdeira do bilionário grego Aristóteles Onassis (1906-1975). Segundo o cavaleiro, o momento mais difícil da separação ficou para trás e ele chegou psicologicamente mais preparado.

Uma das preocupações antes das provas era que, com o divórcio, Doda ficasse sem sua montaria, o cavalo garanhão Cornetto K. O cavaleiro brasileiro, porém, negou essa possibilidade. “O cavalo é meu e da minha ex-mulher”, disse Doda. Athina Onassis não assistiu à Olimpiada no Rio.

A briga pela guarda dos animais de estimação

Guarda compartilhada de animais de estimação é a opção mais coerente em caso de divórcio

Nos últimos anos, a estrutura familiar tornou-se um dos temas conflitantes no País. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou que os divórcios têm aumentado consideravelmente. Em 2014, foram 341,1 mil, ante 130,5 mil, em 2004, representando aumento de 161,4% nesse decênio.

O divórcio causa transtornos entre o casal, filhos e os outros membros da família. Torna-se, também, um fator preocupante no que diz respeito à guarda dos animais. Sobre esta questão, especificamente, um juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões de Jacareí (SP) estabeleceu a guarda alternada de um cão entre ex-cônjuges.

Contemporaneamente, mais do que um simples morador, os animais de estimação são considerados membros da família. Mas, com quem eles devem ficar em caso de separação? Como se dá o processo?

Segundo a advogada de direito de família e presidente da ADFAS (Associação de Direito de Família e das Sucessões), Regina Beatriz Tavares da Silva, se o animal efetivamente é do casal, que nutre a mesma estima, o ideal nesse caso é optar pela guarda compartilhada. “Nesta alternativa, o animal terá a atenção de ambos, até mesmo no que diz respeito às necessidades e tratamentos, incluindo os cuidados veterinários e afetivos. Na guarda compartilhada o ex-marido e a ex-mulher exercem os mesmos poderes e têm os mesmos deveres sobre o animal, regulando-se o regime de companhia, ou seja, quantos dias ficará com um e com o outro”, por meio de cláusulas estabelecidas de comum acordo ou mesmo por meio de decisão judicial contrária à vontade de um deles.

A advogada explica que a guarda compartilhada de animais é algo semelhante à atribuída aos filhos menores. Caso um dos membros recuse-se a entregar o animal ao ex-cônjuge, pode ocorrer até mesmo a busca e apreensão, com pena de multa, por determinação judicial.

De acordo com Regina Beatriz, nos processos litigiosos de divórcio, assim como nos de dissolução de união estável, quando efetivamente o animal pertence ao casal e não somente a um dos ex-cônjuges, algumas pessoas têm solicitado a regulamentação da guarda e do regime de convivência com o animal, inclusive com tutela de urgência. Se um deles, até mesmo por espírito de vingança, pede que o animal fique exclusivamente com ele, o outro pode requerer a guarda compartilhada e a divisão do tempo de convivência com o animal que também é de sua estimação.

Assista ao Papo de Mãe sobre animais de estimação.

E também veja o Papo de Mãe sobre animais solidários.




ConflitosDestaquesCasalHomeNotícias