Papo de Mãe

A mulher e o câncer. Especial do Papo de Mãe fala sobre prevenção, tratamentos, fertilidade e conta histórias de superação e amor entre mães e filhos

Roberta Manreza Publicado em 28/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h27

Imagem A mulher e o câncer. Especial do Papo de Mãe fala sobre prevenção, tratamentos, fertilidade e conta histórias de superação e amor entre mães e filhos
28 de agosto de 2016


Por Roberta Manreza,

fernanda-vt-5

Mais de 57 mil brasileiras terão diagnosticado câncer de mama em 2016. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, a doença representa 25% de novos casos registrados anualmente e é o tipo de câncer mais recorrente do país e do mundo.

Os dados reforçam a importância da prevenção e conhecimento sobre o assunto. Conforme explica a Dra. Heliégina Palmieris, mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o câncer de mama pode ser assintomático e silencioso. “Por esse motivo, a prevenção e acompanhamento médico são tão importantes e precisam ser facilitados a toda a população feminina”, afirma a médica.

Os sintomas mais comuns do câncer de mama são a presença de nódulos na região, alteração no formato dos seios e secreção de sangue pelos mamilos. Os tratamentos variam de acordo com o estágio da doença e podem consistir em intervenção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia. Os exames mais comuns para prevenir e diagnosticar são a mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, core-biopsy e citologia.

Mas a boa notícia é que com o diagnóstico precoce e os avanços da medicina, cada vez mais as mulheres estão vencendo o câncer de mama e outros cânceres e voltando a ter uma vida normal.

mari-e-ro-16

Reunimos três programas com muitas histórias de superação, informação de especialistas e prestação de serviços para esclarecermos todas as questões sobre a mulher e o câncer.

Veja nesta trilogia especial:

-Um bate-papo de mães que tiveram e venceram a doença.

-A gravidez depois do tratamento de quimioterapia.

-Como é estar doente e ao mesmo tempo ter que cuidar dos filhos.

-Os direitos da mulher que tem ou teve câncer.

-A fertilidade em pacientes com câncer.

-A orientação adequada sobre as opções de preservação da fertilidade antes de tratamentos contra o câncer.

-Os centros de atendimento que oferecem tratamento de fertilidade gratuito, por intermédio do Sistema Único de Saúde.

-Na reportagem de Fernanda de Luca, a moda dos lenços para deixar bem bonitas as mulheres que perdem os cabelos durante o tratamento contra o câncer.

-Na reportagem de Rosangela Santos, o trabalho de mulheres que produzem próteses mamárias que são distribuídas gratuitamente a pacientes que passaram pela mastectomia.

ASSISTA AGORA!

Mães que tiveram câncer

https://www.youtube.com/watch?v=FK2rskTLHIM

Fertilidade em Pacientes com Câncer

http://www.papodemae.com.br/2015/10/06/fertilidade-em-pacientes-com-cancer/

Câncer de mama

https://www.youtube.com/watch?v=fYjpx1Tpis8




DestaquesDicasHomeNotíciasSaúde