Papo de Mãe

A retratação da ministra Carmen Lúcia pelo mau uso do termo ‘autista’

Roberta Manreza Publicado em 20/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 14h53

Imagem A retratação da ministra Carmen Lúcia pelo mau uso do termo ‘autista’
20 de setembro de 2016


Clarissa Meyer*

O mau uso do termo ‘autista’ pela ministra Carmen Lúcia, presidente do STF, numa entrevista concedida à Globo News na semana passada, gerou polêmica na internet. Em determinado momento, ao comentar a Lava Jato,  a ministra afirmou que a sociedade poderia esperar o empenho dos ministros, que eles “não são autistas”, e sim cidadãos empenhados na prestação e celeridade dos julgamentos. O uso pejorativo da expressão fez com que muitos internautas se manifestassem e cobrassem uma retratação pública da ministra.

twitterautismo

Na ocasião, o Papo de Mãe também se posicionou a respeito:

“Autista” como termo pejorativo? Muita calma nesta hora!

papodemaeministra

A retratação veio em poucos dias, numa nota divulgada pela sua assessoria:

“Em entrevista concedida há alguns dias, fiz uso – sem qualquer motivação de ofensa ou desqualificação – à condição de autista.
Recebi manifestações – justas e motivadas – de que o uso era indevido e poderia ser interpretado como ofensivo. 
Vivo o cuidado com uma linda e querida pessoa em família que tem esta qualidade, pelo que jamais poderia me passar ser assim interpretada. 
Diante da repercussão, sei agora que não poderia ter feito uso da palavra, pois poderia ensejar má interpretação. 
Peço desculpas por isso e esclareço, ainda uma vez, que jamais tive a intenção de ofender ou de manifestar discriminação, no meu caso impossível, como disse, pela experiência familiar”. 
Carmen Lucia Antunes Rocha

Em tempo: O Papo de Mãe agradece à ministra pela retratação e se solidariza com toda comunidade autista por ter consciência de todas as dificuldades pelas quais todos os brasileiros e suas famílias nesta condição passam. Esperamos que notícias sobre preconceito e discriminação se tornem cada vez mais raras, que a informação se dissemine de forma a trazer mais luz sobre o tema e que, cada vez mais, possamos ajudar a divulgar iniciativas que colaborem de alguma forma pela inclusão destas pessoas na nossa sociedade.

autistaecidadao

Papo de Mãe recomenda: 

Assista:




Desafios / DilemasDestaquesDicasDiversosHomeNotícias