Quando os filhos cuidam dos pais

Por Mariana Kotscho*, jornalista e apresentadora

Pai e mãe cuidam dos filhos, certo? E quando esses papéis se invertem e os filhos passam a cuidar dos pais?

Seja por uma questão de doença ou pela idade avançada, é fato que em algum momento da vida nossos pais podem precisar de cuidados especiais. Mas tomar conta de filhos pequenos é bem diferente de tomar conta de adultos.

Em situações mais difíceis, nossos velhinhos perdem a memória e ficam totalmente dependentes. A pergunta é: será que um filho pode ser um bom cuidador?

Segundo o IBGE, o número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060. A expectativa de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.

A decisão por uma casa de repouso não deve ser encarada necessariamente como abandono. Isso infelizmente às vezes acontece, a gente sabe, mas dependendo da pessoa e do asilo a opção pode ser muito positiva e envolver toda a família.

Para a psicanalista especializada em gerontologia, Dorli Kamkhagi, os filhos precisam se preparar para cuidar dos pais, inclusive psicologicamente.

Dorli é autora do livro “Psicanálise e Velhice”, que fala sobre o envelhecer.

 

*Mariana Kotscho é mãe, jornalista, apresentadora do Programa Papo de Mãe da Tv Cultura e colunista do Portal Papo de Mãe.

Papo de Mãe recomenda: 

 


Tags: , , ,